quinta-feira, 24 de maio de 2018

CAPÍTULO 26 - Não Fuja

CAPÍTULO 26
Revirei-me na cama improvisada e, ainda com as pálpebras pesadas, dei um salto no
lugar. O silêncio no grande esconderijo era maculado por ruídos que chegavam através da
porta feita de troncos de árvores amarrados. Pisquei com força, adaptando mente e olhos à
penumbra ao redor e fiquei em estado de alerta: eram as vozes de Richard e de Shakur
discutindo em alto tom! Olhei para o lado e não acreditei ao detectar a silhueta da loura em
seu sono profundo. Como ela não havia acordado?
Levantei cuidadosamente, saí pela porta do meu aposento e, caminhando pé ante pé
pelo corredor sinuoso, cheguei à câmara principal da comprida gruta. A julgar pelo silêncio
maculado por roncos esporádicos, todos os demais dormiam tranquilamente e apenas eu
escutava a acalorada discussão. A situação ficou ainda mais suspeita quando vi a entrada
parcialmente aberta. Os dois conversavam do lado de fora da gruta? À noite?!
Disposta a saber o conteúdo daquela conversa, passei sem dificuldades pela entrada e,
guiada pelas vozes dos dois e um fraco feixe de luz, avancei pela escura noite de Zyrk em
direção à caverna onde os animais estavam guardados. Ela ficava a uns duzentos metros da
gruta principal, em uma esquina escarpada do grande paredão rochoso, e sua entrada
também estava parcialmente aberta. Os animais descansavam tranquilamente em um canto
afastado da caverna e pareciam nem notar a presença dos dois. Ao me aproximar, identifiquei
o porquê da claridade: Richard e Shakur estavam envolvidos em uma nuvem branca, como
uma bolha de energia, semelhante àquela que o Grande Conselho nos havia encarcerado.
Shakur criara aquele subterfúgio para poder ter uma conversa em particular com seu
resgatador principal? Era por isso que os demais zirquinianos não os escutavam? Seria eu
imune a tal magia?
Richard tinha a cabeça abaixada enquanto Shakur segurava seu braço. O líder de Thron,
por sua vez, não conseguia camuflar a tensão que o afligia.
— Sei que está me escondendo algo importante. O que é, Rick? — Shakur bramia
nervoso.
— Não há nada! — ele bufou. — Preciso descansar. Não quero encontrar com ninguém
quando partir ao amanhecer.
Apertei os lábios e senti as unhas perfurando a palma da minha mão. Ele ia partir sem se
despedir de mim...
— E não sei por quanto tempo vou conseguir despistar os soldados do Grande Conselho
— continuava ele sem dar muita atenção ao líder.
— Richard, escute-me — Shakur tinha urgência. — Você precisa se acalmar. Não lutará
com o espírito livre conforme lhe ensinei.
— Tenho minhas dúvidas quanto aos seus ensinamentos, Ismael — Rick destacou o
nome e o enfrentou com a expressão modificada, um misto de raiva e decepção.
— Eu sei — murmurou o líder de negro.
— Idolatrei um líder que nunca existiu, uma farsa.
— Tudo ao redor é uma grande farsa, Rick. Você sabe disso melhor do que ninguém.
Além do mais... — O líder cruzou os braços. — Você também tem os seus segredos.
Uma grande farsa? Que segredos?
— Já que o fim se aproxima, diga-me, afinal, por que perde seu tempo precioso comigo?
— Richard indagou sarcástico, um sorriso frio estampado nos lábios.
— Porque, Rick, porque...— Shakur parecia atordoado.
— Nem mesmo você sabe o porquê.
— Você vai se entregar e... não quero que parta com raiva de mim — confessou o líder
com a voz rouca.
Partir? Ele ia... morrer?!
Richard arqueou as sobrancelhas e lhe lançou um sorriso frio.
— Maldição, Rick! Porque você é importante demais para mim!
Richard cambaleou para trás e seus olhos azuis triplicaram de tamanho.
— Você foi o único sucesso da minha existência, Richard! — Shakur arfava e sua voz
falhava. — Você foi o presente que Tyron deixou para mim naquele deserto. O filho que
imaginei em todos os meus sonhos, mas que não pude gerar, Tyron me deu para criar. Se não
fosse por você, eu já teria desistido de tudo há muito tempo.
Senti uma pedra de gelo derreter em meu estômago. Apático, Richard perdeu a cor e o
ar. Um silêncio sepulcral tomou conta do lugar. Podia jurar que o único som presente era o das
batidas frenéticas do meu coração emocionado dentro do peito.
— Fracassei em tudo — Shakur continuava e sua confissão mais parecia um gemido de
dor. — Não sou mais um mago e deixei de ser um guerreiro há muito tempo. Não fui capaz de
manter a família que tanto amava, perdi meu orgulho, meu corpo e minha identidade. — Ele
abriu um sorriso ácido. — E ainda por cima, não pude procriar. Quando matei o verdadeiro
Shakur e tomei seu lugar em Thron, tive de assumir Collin, o filho imprestável dele como se
fosse meu.
— Collin, e-eu não quis...
— Aquele infeliz recebeu o que merecia — Shakur o interrompeu. — Eu já sei de tudo,
Rick.
— Sabe? — O pomo de adão de Richard subia e descia freneticamente.
— Encontrei o corpo de Collin algum tempo depois que você deixou Thron. Eu vi as
marcas e sei que não foi você quem o matou.
Não foi Richard? Agora foi a minha vez de perder a linha do raciocínio.
— Eu só a protegi — Rick balbuciou, cabisbaixo.
— Eu sei. Você tem noção da dimensão do seu ato? Assumir a culpa do assassinato de
Collin para protegê-la? — Shakur segurou os ombros de Richard, obrigando-o a olhar para si.
— Você se condenou ao Vértice para poupar a vida de Nina. Foi ela quem o matou, não você.
Eu. Matei. Collin.
Amordacei o grito de pavor que se alojou em minha garganta e tive de segurar a parede
atrás de mim com força. Estava zonza com os flashes da cena que repentinamente inundavam
minha mente, como um tsunami de lembranças terríveis.
— Ela o matou em defesa própria.
— Eu sei, filho — Shakur assentiu com a voz embargada.
— F-filho?! — Richard levantou a cabeça e as pupilas completamente verticais
comprovavam a emoção que o invadia. — Sabe por quanto tempo eu esperei você dizer essa
palavra? — Ele tentou camuflar um discreto choro, mas a voz subitamente rouca o traía. O
rosto crispado de Richard começou a ficar vermelho. — Tudo que fiz na vida foi para que você
se orgulhasse de mim, gostasse de mim como um filho, mas você nunca demonstrou. O que é
isso agora? Pena porque minha partida se aproxima?
— Pare com isso! Ninguém tem maior orgulho de você do que eu, Richard! Por que acha
que Collin morria de ciúmes de você? Por mais que tentasse disfarçar, todos em Thron
notavam o quanto eu o admirava. As missões mais complexas sempre confiei a você.
— Você nunca confiou em mim! — Rick bufava. — Um pai de verdade não esconde
tantos segredos de seu filho querido.
— Eu estava cego em meu mundo de ódio e mentira, fui tão estúpido! Mas agora minha
vida faz sentido novamente e eu... — Shakur arfava alto, emocionado. — Perdoe-me, filho.
Não podia deixá-lo partir sem que soubesse o quanto sempre o estimei. Você e Pequenina são
tudo que me restou, o meu único tesouro.
Rick repuxou os lábios e começou a balançar a cabeça, visivelmente desorientado.
— Talvez ainda consiga salvar metade do seu “tesouro” — sentenciou com a voz fria. O
azul dentro dos seus olhos cintilou com inesperada fúria.
Eu precisava ir até ele, agradecer a loucura que havia feito por mim ao se condenar ao
Vértice para me proteger. Precisava dizer que o amava e o admirava acima de tudo.
Desobedecendo ao comando de minha razão, caminhei em direção à bolha em que os dois se
encontravam. Eles também não perceberam a minha aproximação. Só então me dei conta de
que eles não eram capazes de enxergar o que ocorria do lado de fora do pequeno escudo de
energia.
— Por que você não faz... aquilo? — Richard indagou com expressão desconfiada. —
Por que não a transporta diretamente para Windston?
— Teria feito há muito tempo, se eu ainda tivesse forças.
— Não entendo.
— A transposição de espaço é um tipo de... — Shakur hesitou e levou as mãos às
têmporas. — É um tipo de magia negra que desenvolvi nesses meus anos de reclusão.
— Então ela...
— Pode me matar! — Shakur afirmou com um rápido movimento de cabeça. — Ela
consome a energia vital de quem a realiza. Minhas forças estão muito debilitadas por ter
transportado vocês dois no espaço e por romper o bloqueio de Von der Hess em Marmon.
Meu espírito não suportaria uma nova tentativa nos próximos dias. Sem contar que...
— Que? — Richard tinha os olhos arregalados. Seu semblante confirmava que aquele
tipo de informação era surpreendente para ele também.
— Nina precisa querer — o líder de Thron soltou um suspiro forte. — Tem que ser um
desejo da alma dela e... Tenho minhas dúvidas se ela realmente deseja voltar para Windston.
— Mas o avô dela está lá.
— Há uma confusão de sentimentos dentro dela, Rick.
— Como assim?
— Pela primeira vez desde a maldição, Tyron voltou a olhar para a nossa raça. Ele está
testando a força de Nina.
— Então tudo não passa de um grande teste? — Richard parecia cada vez mais
desorientado.
— É o que acredito. A pobre garota está sendo levada aos seus limites. Temos que
protegê-la de todas as formas, mas ninguém deve interferir em seus julgamentos e decisões.
Tem que partir dela, entende?
— O livre-arbítrio.
— Exato — confessou. — Mas temo que Nina só expulsará seus demônios quando tiver
as respostas que a atormentaram por toda sua vida.
— Respostas? — Richard perdeu a cor. — Mas ela pode se decepcionar.
— É possível.
— Ela é muito nova e indefesa e...
— Nina tem dezoito anos zirquinianos! Ela não apenas atingiu a maioridade como está
amadurecendo rapidamente — interrompeu o líder, acelerado. — E não acho que seja tão
indefesa assim.
Richard contraiu os olhos e, com a testa lotada de vincos, levou as mãos à cabeça e
virou-se de costas.
— Tudo bem. Vou deixá-lo descansar, filho — Shakur assentiu e ajeitou a máscara, como
se preparando para sair da gruta.
Entrei em pânico. Talvez fosse a última vez que eu veria Richard. Ele tinha que falar
comigo, precisava se despedir de mim. Sem parar para pensar, voei acelerada em direção à
bolha. Estava prestes a socá-la com todas as minhas forças, quando Shakur soltou a frase
que me fez congelar no lugar.
— Nina pode conseguir, Rick. Seu poder não está nos músculos nem em sua mente. Sua
força reside dentro de seu coração. Se ela lhe der ouvidos, talvez ainda haja uma chance para
Zyrk.
Zyrk?! A palavra perdida escapuliu de meus lábios trêmulos e se espatifou no chão.
Como pude me esquecer disso e ser tão egoísta? Não era apenas a minha vida ou a do meu
amor que estavam em jogo, mas a existência de toda a terceira dimensão!
— Ela tem fortes sentimentos por John e, com o tempo... — Rick arranhou a garganta,
subitamente taciturno. Aquele assunto ainda o torturava. — Talvez eles consigam...
— Não diga tolices! O que ela sente por John de Storm é completamente diferente do
que experimenta por você. Até um cego é capaz de ver!
— M-Mas nós não conseguimos, e eu...
— Não venha me explicar o que já sei! — Shakur o interrompeu de forma severa. — Eu
reconheço o maldito sentimento que paira no ar. Fui vítima dele, Richard!
Pobre Shakur! Ninguém melhor do que ele para responder àquela pergunta. Apesar de
ambos serem completamente apaixonados um pelo outro, ele não pôde experimentar um
contato mais íntimo com minha mãe.
— V-Você poderia lhe dar um recado em meu nome? — Richard deixou o orgulho de
lado, mas não teve coragem de encará-lo.
— Me perguntei se você não o faria. — O líder abriu um sorriso amistoso e, por uma
fração de segundo, achei que ele havia olhado para mim pelo canto do olho. Recuei.
— Sou estúpido demais para essas questões que ardem aqui — Rick colocou uma das
mãos sobre o peito que subia e descia com velocidade. — Peça-lhe para não guardar raiva de
mim, que eu não teria forças de fazer o que estou fazendo se ela me implorasse o contrário,
que não suportaria uma nova despedida. Diga a ela que... — Rick murmurava com a testa
lotada de vincos, os olhos opacos, perdidos em algum ponto distante. — Desde o momento
em que eu a vi, ela se tornou a minha vida. Diga-lhe que luto por ela e não por Zyrk, que ela se
tornou a minha dimensão.
— Eu direi, Rick.
— Nós dois sabíamos que isso aconteceria mais cedo ou mais tarde — confessou com a
voz rouca, a sombra de um sorriso triste deformando sua face irretocável. — Infelizmente foi
bem mais... bem mais cedo do que eu gostaria.
— No final das contas ela entenderá por conta própria, mas o farei, se isso o tranquilizar
— suspirou. — Durma um pouco e, por favor, não faça nenhuma besteira. Existem forças
malignas crescendo neste exato momento. Eu posso sentir — sentenciou e Richard enrijeceu
no lugar. Então Shakur estendeu a mão em um cumprimento de despedida. Richard hesitou
por um instante, mas a aceitou e os dois se abraçaram com vontade.
— Que Tyron esteja com você, filho!
Então a bolha de energia ganhou intensidade e se expandiu até se apagar e
desaparecer. O fogo da verdade me queimou por dentro e se transformou na luz que me
guiaria.
Que idiota eu fui! Agora eu era capaz de enxergar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário