sexta-feira, 12 de julho de 2013

Independente do caminho que você trilhar, aproveite a jornada...

Pensamento:
Não são os grandes planos que dão certo; são os pequenos detalhes.
Stephen Kanitz
Mensagem:
Bom Dia !

Começamos a descida do calendário rumo ao final de mais um ano e antes de falar do desafio que é o início desta segunda metade do ano, quando os prazos para chegar a um objetivo traçado para este ano, se apertam, quero dizer:

Aproveite a jornada !

Existem muitas maneiras de fazer isto!

Como existem pessoas que realizam muitas coisas, conquistam posições pessoais, sociais, profissionais, mas não aproveitam a vida.

Têm outras, que aproveitam a vida, mas acabam por não realizar nada!

Qual delas será que está certa ?

Eu sempre acredito que devemos encontrar o meio-termo. Que é: Fazer as coisas darem certo e ainda sentir prazer em fazer estas coisas. Algo como: “gostar do que se faz”.

Eu compreendo que esse meio termo e principalmente o “gostar do que se faz” seja uma tarefa um pouco difícil, porém é isso que nos enche de satisfação quando alcançamos os dois objetivos, realizar coisas e sentir prazer.

Sabe por que estou falando sobre esse assunto?

Muito simples!

Muitas vezes você se permite “levar a vida numa boa” sem preocupar com a realização, mesmo nem estabelecendo algum objetivo pessoal ou profissional para ser alcançado, mas após algum tempo poderá correr o risco de sentir um grande vazio.

Por outro lado, se deixar apenas a ambição da conquista tomar as rédeas da sua vida, sem se preocupar com a qualidade de vida, poderá cair num poço enorme de mágoas e ser atormentado pelo estresse.

E o que fazer então para encontrar esse equilíbrio?

Você pode e deve se esforçar para se mover na direção de seus objetivos, e, nessa jornada, aproveitar cada pequeno momento, desfrutar de cada instante de prazer que essa jornada lhe proporcionar.

Vou dar um exemplo bem básico de como eu vivi esta situação esta semana.

Eu tinha uma reunião marcada com alunos para rever um trabalho de conclusão de curso da faculdade e posteriormente uma reunião de coordenação para discutir projetos do 2º semestre da instituição de ensino aonde trabalho.

Como eu tenho que me deslocar aproximadamente 25 kilometros da minha casa até esse local de trabalho, coisa que habitualmente faço de carro, neste dia decidi que deixaria o carro em casa e iria de ônibus.

Ao terminar minha jornada, chegando em casa eu fiz um balanço do que foi o dia, já pela manhã, na ida ao trabalho, e consegui ler cerca de 6 capítulo (pequenos) dum livro e ainda observar uma série de paisagens ao longo caminho, que no dia a dia, por estar nesse mesmo trajeto, dirigindo, concentrado no caminho, muitas vezes até fico estressado por causa do trânsito.

Conclui que muitas vezes temos a escolha de gostar daquilo que fazemos e esse gostar, passa por olhar com outros olhos para a mesma situação.

É e exatamente isso que faz a grande diferença de quem termina uma jornada, colhendo experiências válidas daqueles que lamentam mais um dia vivido.

Esta é talvez a melhor, senão a única fórmula que você poderá aplicar para não ter vontade de desistir ou de desanimar de viver e fazer da vida uma bela e valiosa jornada.

Pense nisso...

Tenha uma ótima jornada, começando por um Bom Dia HOJE !

Sigmar Sabin
Professor, Palestrante e Aprendiz da vida.

Mande suas criticas, sugestões e ideias para: sigmarsabin@bomdiahoje.com.br

Indique o site do Bom Dia HOJE: http://www.bomdiahoje.com.br para seus amigos, colegas e conhecido.

Solicite que se cadastrem GRATUITAMENTE!

Participe de página do Bom Dia HOJE no FACEBOOK: http://www.facebook.com/pages/Bom-Dia-HOJE/295546597124662

Siga o Bom Dia HOJE no Twitter: @bomdiahoje ou www.twitter.com/bomdiahoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário