sexta-feira, 19 de julho de 2013

Evite a convivência com pessoas tóxicas..

.
Pensamento:
O sofrimento é o intervalo entre duas felicidades.
Vinícius de Moraes
Mensagem:
Oi . Tudo bem aí com você?

O que acontece se você ingerir algum tóxico? Seja uma substância qualquer, um alimento, uma planta ou fruta tóxica.

Provavelmente você sofrerá alguma conseqüência. Desde um mal estar até mesmo morrer.

E, você já ouviu falar de gente tóxica?

O que são pessoas tóxicas e que tipo de danos elas poderiam causar para você?

Bem, pense por um momento: Você nunca teve que lidar com uma pessoa dominadora ou autoritária que pensava que pode solicitar sua atenção 24 horas por dia? Mas, quando você necessitar dela, ela fica “indisponível”?

Ou ainda com aquele colega invejoso que cobiçava tudo o que você consegue. Ainda um vizinho fofoqueiro que presta atenção em todos os seus passos?

Essas “pessoas tóxicas” potencializam os teus defeitos e te enchem de cargas negativas. Certamente, elas sabem tudo o que acontece na vida alheia, mas se esquecem de ver o que está dentro delas.

Por norma, uma pessoa tóxica procura controlar os outros através do abuso emocional. Levam aos que lhes são próximas acreditar que algo terrível poderá acontecer se algum dia você se desprender delas.

Elas ainda têm um ar de conhecedora de grandes segredos. Quando algo acontece, já tem uma frase padrão: “eu já sabia que isso ira acontecer”, ou, “viu, eu não disse que isso iria acontecer?”. Ainda se dizem conhecerem segredos a respeito das outras pessoas, de saberem coisas que mais ninguém sabe tudo para se certificarem que “a terra para de girar” se eles assim o desejarem.

Você conhece alguém assim

Você conhece alguém que o tira você do sério? Logo você que é uma pessoa bem vista de bem, mas quando essa “pessoa tóxica” se aproxima consegue apontar em você só defeitos, sugar sua energia. Ela geralmente vive criticando o teu comportamento. Quando você reage, ela ainda consegue sair da situação como vítima?

Ou ainda, pessoas que aceitam estar com você, apenas quando convém a elas, ou você tem algo que lhes interessa. Quando você precisa, elas “somem”.

Como então se prevenir de gente assim?

Só há uma saída, às vezes dolorosa. Afaste-se! Se for um laço familiar que não permitir um corte a de cem por cento, dessa relação, fale e conviva apenas o necessário e não fique com remorsos, porque, repare, se insistir num relacionamento tóxico, a loucura do outro vai acabar por enlouquecer você.

Na verdade o afastamento será benéfico para ambas as partes, na medida em que os controladores não podem ter o controle sobre você de maneira nenhuma!

Como costuma dizer o psicólogo americano, Dr. Phil McGraw: mais vale estar só e saudável do que doente ao lado de alguém que não se importa com você quando você precisa. Não precisamos de mais mentes distorcidas na sociedade, nem de gente viciada em dramas. Precisamos é de sanidade mental e de pessoas capazes de conviver com o sucesso alheio, desprendidas de inveja e de outros sentimentos que não ficam bem a ninguém.

Espero que isto ajude você a analisar melhor sobre o tipo de pessoas que convivem contigo.

Se você desejar aprofundar-se nesse tema, sugiro a leitura do livro: Gente tóxica de Bernardo Stamateas, onde ele descreve todos os tipos de “personalidades tóxicas” com que convivemos e nos mostra como podemos afastá-las e assumir o controle de nossa vida.

Lembre-se que quanto mais protegidos das pessoas tóxicas, mais feliz você será.

Pense nisso.

Tenha um Bom Dia HOJE!

Sigmar Sabin
Professor e Aprendiz da vida
Fale comigo: sigmarsabin@bomdiahoje.com.br

Indique o site do Bom Dia HOJE: http://www.bomdiahoje.com.br para seus amigos, colegas e conhecido.

Solicite que se cadastrem GRATUITAMENTE!

Participe de página do Bom Dia HOJE no FACEBOOK: http://www.facebook.com/pages/Bom-Dia-HOJE/295546597124662

Siga o Bom Dia HOJE no Twitter: @bomdiahoje ou www.twitter.com/bomdiahoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário