terça-feira, 26 de março de 2024

37 - A Família

37 - A Família

O Oráculo

A Família. A perseverança da mulher é favorável.

Interpretação

Quando a família encontra sua organização apropriada, todas as relações sociais ficam em ordem. Se há verdadeiro empenho para manter a harmonia familiar, o mundo inteiro se harmoniza. Com essas imagens, o oráculo ressalta a importância de se trabalhar o núcleo fundamental de cada situação como o caminho natural para a construção de espaços mais amplos de trocas e convivência. A família é a célula inicial da sociedade.

O hexagrama indica ainda que o núcleo familiar depende da correta relação entre o homem e a mulher, para que a necessária firmeza e autoridade sejam sustentadas: o homem voltado para o exterior e a mulher voltada para o interior. E nesse espaço interior, o centro é mantido pela persistência e fidelidade da mulher. A figura feminina simboliza a suavidade, a receptividade e a humildade interior.

As relações dos pais e filhos entre si desenvolvem todas as virtudes necessárias à vida no plano social: o amor ao próximo, a lealdade ao amigo, a responsabilidade pelos encargos assumidos, a deferência aos superiores, a proteção aos mais fracos. O acolhimento das diferenças individuais e o cumprimento do dever próprio de cada um fazem florescer a solidariedade indispensável para que as sociedades encontrem harmonia e paz.

O conselho estratégico

A palavra do homem nobre possui conteúdo e sua conduta é constante.

Interpretação

Para organizarmos uma família ou um grupo precisamos adquirir influência. E para exercermos alguma influência é necessário que nossas palavras tenham força e nossa conduta tenha peso. Uma influência, para ser eficaz, deve se apoiar no que é verdadeiro e persistente no interior, e as palavras precisam se restringir às circunstâncias objetivas. Discursos e advertências vagas não geram qualquer efeito apreciável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário