segunda-feira, 25 de março de 2024

Devocional dia e noite dia 25/03

25 de Março
Manhã "(…) com um beijo trais o Filho do
homem?" (Lc 22:48)
Os beijos do inimigo são enganosos. Esteja eu em
guarda quando o mundo me apresentar uma cara
amorosa, pois ele irá, se possível, trair–me como fez
com meu Mestre, por meio de um beijo. Sempre
que um homem está prestes a apunhalar sua religião,
geralmente ele professa uma grande reverência por
ela. Deixe-me tomar cuidado com a hipocrisia de
rosto suave, que é a escudeira da heresia e da
infidelidade. Conhecendo o engano da injustiça, seja
eu sábio como uma serpente para perceber e evitar
os desígnios do inimigo. O jovem falto de
entendimento foi desviado pelo beijo da mulher
estranha (Pv 7:13); que a minha alma seja
graciosamente instruída todo o dia de hoje; que as
"palavras muito suaves" (Pv 7:21) do mundo não
tenham efeito sobre mim. Espírito Santo, não me
deixe, um pobre e frágil filho do homem, ser traído
com um beijo!
Contudo, e se eu for culpado do mesmo pecado
maldito, tal como o de Judas, o filho da perdição?
Eu fui batizado em nome do Senhor Jesus; eu sou
um membro da Sua Igreja visível; eu me sento à
mesa da comunhão; tudo isso são beijos dos meus
lábios. Sou eu sincero neles? Se não, sou um traidor
ordinário. Vivo eu no mundo de maneira descuidada
como fazem os outros e, ainda assim, faço profissão
de ser um seguidor de Jesus? Então, tenho exposto a
religião ao ridículo e levado os homens a falarem
mal do Santo Nome pelo qual fui chamado.
Certamente, se eu assim agir, de forma
inconsistente, serei como um Judas, e melhor seria
para mim se nunca tivesse nascido. Porventura
atrevo-me a ter esperança de que estou puro nesse
assunto? Então, ó Senhor, mantenha-me assim. Ó
Senhor, fazei-me sincero e verdadeiro. Guarda-me
de todo caminho de falsidade; nunca permita que eu
traia meu Salvador. Eu amo a Ti, Jesus, e apesar de
muitas vezes me lamentar, ainda assim, eu desejo
permanecer fiel até a morte. Ó Deus, não permita
que eu seja um grande conhecedor da Tua palavra,
mas, ao final, caia no lago de fogo porque traí meu
Mestre com um beijo.


Noite "(…) O Filho do homem (…)" (Jo 3:13)
Quão constantemente nosso Mestre usou o título
"Filho do homem"! Ele poderia ter sempre falado de
Si mesmo como o Filho de Deus, o Pai Eterno, o
Maravilhoso, o Conselheiro, o Príncipe da Paz, mas
eis a humildade de Jesus! Ele prefere chamar-Se de
"Filho do homem". Aprendamos uma lição de
humildade com nosso Salvador: nunca nos cortejar
com grandes títulos nem graus orgulhosos. Há, aqui,
no entanto, um pensamento muito mais doce: Jesus
amou tão profundamente a humanidade que
deleitava-Se em honrá-la; visto como isso é uma
grande honra e, de fato, a maior dignidade da
humanidade, que Jesus seja o "Filho do homem",
Ele habituou–Se em demostrar esse nome como se
isso pendurasse estrelas reais sobre o peito da
humanidade e manifestasse o amor de Deus à
semente de Abraão. "Filho do homem"; todas as
vezes em que Jesus disse essas palavras, Ele fazia
cair uma auréola ao redor da cabeça dos filhos de
Adão. No entanto, talvez esse ainda não seja o mais
precioso pensamento. Jesus Cristo chamou a Si
mesmo de "Filho do homem" para expressar Sua
identidade e compaixão com Seu povo. Assim, Jesus
nos lembra que Ele é o único a quem podemos nos
aproximar sem medo. Como seres humanos,
podemos levar até Ele todas as nossas tristezas e
angústias, pois Ele as conhece por experiência;
naquilo em que Ele mesmo sofreu como o "Filho do
homem", Ele é capaz de nos socorrer e consolar.
Salve, ó bendito Jesus! Uma vez que estás usando
eternamente o doce nome em que reconheces que és
um irmão e um parente próximo, isso é, para nós,
um amável símbolo da Tua graça, da Tua humildade
e do Teu amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário