sexta-feira, 22 de março de 2024

Devocional dia e noite dia 22/03

22 de Março
Manhã
"E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se
sobre o seu rosto, orando (…)" (Mt 26:39)
Existem várias informações instrutivas na oração de
nosso Salvador no momento de Sua provação. Ela
foi uma oração solitária. Ele Se retirou até mesmo
de Seus três preferidos discípulos. Crente, seja
constante na oração solitária, especialmente nos
períodos de provação. A oração familiar, as orações
sociais, a oração na Igreja não serão suficientes; elas
são muito preciosas, porém a melhor especiaria
batida que fumegará do seu incensário será sua
devoção particular, onde nenhum ouvido ouve senão
o de Deus.
Ela foi uma oração humilde. Lucas diz que Ele Se
ajoelhou, porém outro evangelista diz que Ele
"prostrou-se sobre o seu rosto". Onde, então, deve
ser o teu lugar, tu, humilde servo do grande Mestre?
Que o pó e as cinzas cubram a tua cabeça! A
humildade nos dá um bom apoio para os pés na
oração. Não há esperança de prevalecer com Deus a
menos que humilhemos a nós mesmos para que Ele
nos exalte no tempo devido (1Pe 5:6).
Ela foi uma oração filial. "Aba, Pai". Você perceberá
essa frase como uma fortaleza no dia da prova para
pleitear sua adoção. Você não tem direitos como
cidadão, pois você os teve confiscados por sua
traição, mas nada pode confiscar o direito de um
filho à proteção do pai. Não tenha medo de dizer:
"Meu Pai, ouve o meu clamor".
Observe, também, que foi uma oração perseverante.
Ele orou três vezes. Não cesse até que você
prevaleça. Seja como a viúva importuna, cuja
contínua vinda conseguiu aquilo que sua primeira
súplica não pôde conseguir. "Perseverai em oração,
velando nela com ação de graças" (Cl 4:2).
Por último, foi uma oração de resignação. "Todavia,
não seja como eu quero, mas como tu queres".
Submissão, e submissão a Deus. Que seja como
Deus desejar, e Deus irá determinar o melhor. Sê tu
satisfeito em deixar tua oração em Suas mãos, pois
Ele sabe quando dar, e como dar, e o que dar, e o
que reter. Então, pleiteando, sincera e
inoportunamente, mas com humildade e resignação,
tu certamente prevalecerá.


Noite
"Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu
estiver, também eles estejam comigo (…)" (Jo
17:24)
Ó morte! Por que tocas a árvore em que os cansados
ramos espalhados têm descanso? Por que arrebatas a
excelência da terra onde está todo o nosso deleite?
Se usas o teu machado, use-o sobre as árvores que
não dão fruto; serás agradecida por isso. Mas por
que fazes cair os formosos cedros do Líbano? Ó,
fique com o teu machado e poupe os justos. Mas
não, isso não pode ser; a morte golpeia os melhores
dos nossos amigos; o mais generoso, o mais
piedoso, o mais santo, o mais dedicado deve morrer.
E por quê? É através da prevalente oração de Jesus:
"Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu
estiver, também eles estejam comigo". Isso é o que
os sustentam nas asas da águia em direção ao céu.
Cada vez que um crente é elevado desta Terra para
o paraíso, isso é uma resposta à oração de Cristo.
Uma boa observação de um dos antigos: "Muitas
vezes, Jesus e Seu povo puxam um contra o outro
em oração. Você dobra o joelho em oração e diz:
'Pai, eu quero que os Teus santos estejam comigo
onde eu estou', porém Cristo diz: 'Pai, aqueles que
me deste quero que, onde eu estiver, também eles
estejam comigo'". Assim, o discípulo está em um
caminho oposto ao do seu Senhor. A alma não pode
estar em dois lugares; o amado não pode estar com
Cristo e também contigo. Agora, qual pedido deverá
prevalecer? Se você tivesse de escolher, se o rei
descesse de seu trono e dissesse: "Aqui estão dois
suplicantes orando um em oposição ao outro; qual
deverá ser respondida?". Oh! estou certo que,
embora angustiante, você poderia levantar-se e
dizer: "Jesus, não a minha vontade, mas a Tua".
Você abriria mão de sua oração por aquele seu
muito amado se você pudesse perceber que Cristo
está orando na direção oposta; "Pai, aqueles que me
deste quero que, onde eu estiver, também eles
estejam comigo". Senhor, Tu os tem. Pela fé, nós os
deixamos ir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário