terça-feira, 9 de maio de 2023

O Fogo da Meia-Noite

O Fogo da Meia-Noite
Lag Ba’Ômer – Conexão com Rabi Shimon bar Iochai
Nesta segunda-feira,  8 de maio, inicia-se, a partir do pôr-do-sol, o trigésimo terceiro dia do Ômer, aniversário e hilulah do Rabino Shimon Bar Iochai, uma oportunidade de conexão com a luz do autor do Zohar e a era messiânica.  
Zohar Behar 1 “Que deve queimar no altar a noite toda”
Sinopse: Rabbi Elazar fala sobre a noite, quando os Julgamentos despertam no mundo e a feitiçaria é praticada. Ele nos conta o que acontece quando a meia-noite se aproxima, e a alegria que Deus encontra entre os justos no Jardim do Éden. Pela manhã, os julgamentos e chamas se aquietam, e Abraão traz descanso a todos.
1 – E Adonai fala a Moisés, no monte Sinai, dizendo: “Fale aos filhos de Israel, e diga a eles: Quando vierem à terra...” (Vaiykrá 25:1-2). Rabbi Elazar abre a discussão com o verso: “Essa é a Torá da oferta queimada...” (Vaiykrá 6:2). Já vimos que esse verso se refere à Congregação de Israel, que desperta e une ao Rei Santo em união perfeita.
3 – À meia-noite, o vento norte se agita, e do altar inferior (Malchut), vem uma labareda de fogo. Os portões se abrem e os julgamentos inferiores (referindo-se aos julgamentos da fêmea), reunem-se em seus orifíicios. Aquela chama se espalha e divide-se para as várias direções do mundo. Então entra sob as asas do galo, e ele canta.
*
Lag BaÔmer – Os Julgamentos se Adoçam
Nessa noite de Lag BaÔmer, todos julgamentos se adoçam, pois é o aniversário do Rabino Shimon Bar Iochai e de sua partida do mundo físico. Para se conectarem com a Luz manifestada pelo autor do Zohar, os cabalistas costumam acender uma fogueira e fazer uma vigília, em clima de grande alegria, estudos e orações.
Essa energia fica disponível para todos nós a partir do escurecer, e é muito bom fazer essa conexão, acendendo uma vela e contemplando a parte branca da chama, ou seguindo o ritual da fogueira para nos acompanhar na vigília.
Também é bom escanear o Zohar, considerado a alma da Torá, pois nos revela os códigos ali contidos, que nos permitem aplica-la em nossas vidas.
O fogo traz a energia da fé e da transformação para todos nós.
É mencionado no Zohar que durante a época em que Shimon Bar Yochai estava no mundo, não apareceram arco-íris no céu. Isso porque a presença dele garantia o pacto de não haver mais julgamentos sem misericórdia.
Daqui em diante, o período do Ômer se torna mais suave até o final, pelo mérito da Luz revelada por Shimon Bar Yochai.
Que a Luz do Zohar e de Shimon Bar Yochai ilumine nossas vidas!
https://www.youtube.com/watch?v=GhmUDOTuamU
Chag Sameach!

Fernando Martins

Pode ser uma imagem de fogo e texto

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário