terça-feira, 30 de maio de 2023

Valorizar os Erros, nossos Melhores Professores

Valorizar os Erros, nossos Melhores Professores
Existe uma técnica japonesa, chamada Kintsugi, que recupera cerâmica quebrada, fazendo os remendos das partes quebradas com ouro, e assim valorizando não apenas a peça, mas sua história, e principalmente o ato de ressaltar a vontade de fortalecer o recipiente.
É uma forma de agradecer por cada um de nossos erros, que nos trouxeram até o ‘aqui e agora’, com a consciência que conquistamos através de cada rachadura e sua correção, o aprendizado.
Isso equivale a mostrar que caímos, e o quanto nos erguemos, e que essas quedas foram como anjos para nosso progresso espiritual. Estamos sempre, onde deveríamos estar.
Nossas falhas corrigidas são motivos de orgulho, não apenas pelas quedas, mas pela persistência em sempre levantar e continuar no caminho que sabemos certo.
Destacar os erros e fraquezas, é mostrar o quanto já caminhamos e aprendemos em nossa vivência. Manifestamos assim a qualidade da persistência, trazida por Moisés, na Sefirá Nêtsach.
'Um erro só se torna um erro quando não aprendemos com ele'
Mostrar Nossas Correções Fortalecemos e ampliamos nosso recipiente quando compartilhamos, através das ‘águas femininas’ (nossos estudos, orações e práticas de compartilhar), que abrem as comportas do ‘rio das bênçãos’, o qual se derrama a partir de Biná para  nosso recipiente em Malchut, o mundo físico, e claro, reflete para toda a humanidade.
Somos todos um no Adão Primordial.
Mais sobre águas femininas:
https://www.facebook.com/photo/?fbid=1871679492998557&set=a.103792139787310
Esse é o motivo pelo qual os cabalistas sempre trabalham dentro de si, em todos os assuntos, e também motivo para que não simplesmente ‘acreditemos’ nos estudos e aprendizados, mas que os coloquemos em prática em nossas vidas.
Isso aumenta e fortalece nosso recipiente, ampliando sua capacidade de receber a Luz Infinita.
Merecimento: Um  Espírito Quebrado
"As oferendas para Elohim são um espírito quebrado"
79 – Se as almas são materialistas, assemelham-se à utensílios de barro, e sua purificação é sua quebra. Como é dito, se são quebradas, são purificadas.
O segredo disso é: “as oferendas de Elohim são um espírito quebrado.” (Salmos 51:19). Entretanto, para aqueles envolvidos no estudo da Torá Escrita e da Torá Oral, que são Fogo e Água, e também para os que procuram os segredos da Torá, que são a Luz, como está escrito: “e a Torá é a Luz” (Mishlei 6:23), são purificados através da Torá.
~ Zohar Beha’alotechá
*
Merecer e Receber
Não há nada melhor para nosso caminho espiritual do que sentirmos que estamos trabalhando da forma adequada para receber o que desejamos... e aqui vale uma “lei” peculiar:
“Quanto mais difícil, melhor”.
O fato é que nós mesmos acumulamos a negatividade sobre a Luz, formando  ‘cascas’ (Klipot) que se aderem à nós. Consciente ou inconscientemente, nessa vida ou em outras, fizemos isso, movidos pelos desejos do ego. Entretanto, quando admitimos essa ideia, ganhamos também o poder de quebrar essas cascas e retirar essa negatividade, para poder de novo acessar a Luz eterna sob elas.
Se não desistimos e continuamos nosso trabalho espiritual, depois de algum esforço, conseguiremos! E quanto mais esforço fizermos para isso, maior será nosso merecimento e também a Luz recebida!
Aqui uma frase do Ana Bekoach nos ajuda a persistir no caminho certo:
Beth, Tet, Resh, Tsadi, Taf, Guímel
Essa combinação está ligada a Moisés, ao Sol, e à sefirá Nêtsach, que traz a Vitória e a Persistência, para não desistirmos!.
Que nosso merecimento, conquistado através de nosso próprio trabalho espiritual, possa quebrar a negatividade. As bênçãos vão jorrar sobre nós!
O caminho da Luz nunca é o mais fácil, porém depois que entramos nele, sem dúvida é o mais divertido!

Fernando Martins 

Pode ser uma imagem de texto que diz "'Quando os japoneses consertam objetos quebrados, destacam os danos, preenchendo-o com ouro. Acreditam que quando algo sofre um dano, e adquire uma história, ele se torna mais bonito'. Billie Mobayed"

Nenhum comentário:

Postar um comentário