segunda-feira, 1 de maio de 2023

Devocional dia e noite dia 01/05

01 de Maio
Manhã "As suas faces são como um canteiro de
bálsamo, como flores perfumadas (…)" (Ct 5:13)
Eis que o mês das flores chegou! Os ventos de
março e as chuvas de abril fizeram seu trabalho, e
toda a terra é enfeitada com beleza. Venha, minha
alma, coloque teu traje de férias e saia para recolher
guirlandas de pensamentos celestiais. Tu sabes para
onde ir, pois os "canteiros de bálsamo" são bem
conhecidos para ti; tantas vezes sentiste o perfume
das "flores perfumadas" que desejas ir
imediatamente para o teu Bem-Amado, e encontrar
nEle toda a formosura e toda a alegria. Aquela face
uma vez tão rudemente golpeada com a vara, muitas
vezes orvalhada com lágrimas de compaixão e
maculada com cuspes; aquela face que, ao sorrir
com misericórdia, é como fragrância aromática ao
meu coração. Tu não escondeste Tua face da
vergonha, nem de ser cuspida, ó Senhor Jesus;
portanto, encontrarei meu mais precioso deleite em
Te louvar. Aquela face foi sulcada pelo arado da
aflição, e avermelhada com linhas de sangue que
escorriam das têmporas coroadas por espinhos; tais
marcas de infinito amor não podem senão deleitar
minha alma muito mais do que "colunas de
perfume" (Ct 3:6). Se não posso ver todo o Seu
rosto, contemplo Seu perfil, pois o mínimo
vislumbre dEle é extremamente refrescante ao meu
sentido espiritual, e produz uma variedade de
delícias. Em Jesus, encontro não só fragrância, mas
um canteiro de bálsamo; não apenas uma flor, mas
todos os tipos de doces flores. Ele é, para mim,
minha rosa e meu lírio, a tranquilidade do meu
coração, meu ramalhete de hena (Ct 1:14). Quando
Ele está comigo, é mês de Maio durante todo o ano;
minha alma sai para lavar seu feliz rosto no orvalho
matinal de Sua graça, e consola-se com o canto dos
pássaros de Suas promessas. Precioso Senhor Jesus,
deixe-me deveras conhecer a bem-aventurança que
habita na duradoura e ininterrupta comunhão
contigo. Eu sou um pobre inútil, cuja face Te
dignaste beijar! Ó, deixe-me Te beijar em troca com
os beijos dos meus lábios.


Noite "EU sou a rosa de Sarom (…)" (Ct 2:1) O
que quer que possa haver de beleza no mundo
material, Jesus Cristo possui toda ela em um grau
dez vezes superior no mundo espiritual. Entre as
flores, a rosa é considerada a mais graciosa, porém
Jesus é infinitamente mais gracioso no jardim da
alma do que a rosa pode ser nos jardins da terra. Ele
ganha o primeiro lugar como o mais belo entre dez
mil (Ct 5:10). Ele é o sol, e tudo mais são estrelas;
os céus e o dia são escuros em comparação a Ele,
pois o rei em Sua formosura (Is 33:17) transcende
todas as coisas. "Eu sou a rosa de Sarom". Essa foi a
melhor e mais rara das rosas. Jesus não é apenas "a
rosa", mas "a rosa de Sarom", da mesma forma
como Ele chama Sua justiça de "ouro" e, em
seguida, acrescenta: "Ouro de Ofir", o melhor dos
melhores. Ele é absolutamente adorável e o mais
encantador. Há uma variedade em Seus encantos. A
rosa é agradável aos olhos, e seu aroma é prazeroso
e refrescante; assim, cada um dos sentidos da alma,
seja o paladar, as sensações, a audição, a visão, o
aroma espiritual, encontra plena satisfação em Jesus.
Até mesmo a lembrança de Seu amor é doce.
Segure a rosa de Sarom; puxe pétala por pétala;
coloque-as à parte no frasco da memória e você
encontrará cada uma delas perfumada muito tempo
depois, enchendo a casa com aroma. Cristo satisfaz
plenamente o gosto dos espíritos mais instruídos. O
maior conhecedor de perfumes está de todo
satisfeito com a rosa; no entanto, quando a alma
chega ao seu mais alto grau de verdadeira
predileção, ela continuará a se satisfazer com Cristo,
ou melhor, ela será ainda mais capaz de apreciá-Lo.
O próprio Céu não possui coisa alguma que supere a
rosa de Sarom. Que imagem pode demonstrar por
completo Sua beleza? As palavras e as coisas
terrenas falham ao tentar Lhe definir. Todos os
melhores deleites da Terra juntos retratam
debilmente Sua abundante preciosidade. Abençoada
rosa, floresça em meu coração para sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário