A Armadilha da Culpa
"Um erro só se torna um erro se não aprendemos com ele."
O mais importante de estarmos “perdidos” é que entramos na sintonia de procurar o caminho certo. A cada “erro” corrigimos nosso rumo.
Somos humanos, e estamos aqui para aprender... a regra mais importante é não desistir. Os que desistem no meio de uma corrida, jamais atravessarão a linha de chegada.
Ao longo do caminho, algumas armadilhas. Uma delas é a Culpa (que implica em “castigo”).
Temos de ser carinhosos com nossos erros, pois eles nos levarão ao caminho certo, desde que não ocupemos nossa energia e nosso tempo com culpa e castigo.
Entre os 72 Nomes Sagrados, há um que nos ajuda a eliminar o sentimento da culpa.
Hei, Chet, Shin – Sem Culpa
"Meditar nesse nome nos faz lembrar as ações negativas do passado, e nos dá a coragem de refletir sobre nossos aspectos mais desagradáveis, ao invés de ocultá-los. Sentimos a dor que causamos aos outros, e pedimos à Luz para erradicar meus atributos negativos. Através da força chamada arrependimento, reparamos espiritualmente nossos erros do passado e diminuímos o lado escuro de nossa natureza."
*
No caminho espiritual, não podemos nos enganar; precisamos ser “absolutamente sinceros” conosco, pois o primeiro passo para corrigir qualquer erro, é admitir que ele existe. O segundo, através da dor que causamos aos outros e a nós mesmos, traz o arrependimento, que purifica nossa parte escura. O terceiro é a resolução de não repetir mais os erros.
Se levantarmos o mesmo número de vezes que caímos, chegaremos ao nosso destino.
Levantar, corrigir nosso rumo, e aprender o caminho, isso sempre nos leva onde queremos chegar.
Fernando Martins

Nenhum comentário:
Postar um comentário