sexta-feira, 28 de abril de 2023

“Ó terra das asas que zumbem” - Zohar Kedoshim

“Ó terra das asas que zumbem” - Zohar Kedoshim
Rabbi Yitsak diz que quando Elohim criou o mundo, desejava revelar assuntos profundos dentre os assuntos ocultos, e assim a luz saiu da escuridão, o mal saiu do bem, o Julgamento saiu da Misericórdia, todos entrelaçados e interdependentes. Dessa forma, quando o mundo é julgado, o julgamento é temperado com misericórdia, se fosse de outra forma, o mundo não sobreviveria.
7 – “Serás sagrado; pois Eu, Adonai, teu Elohim, sou sagrado” [Vaikrá 19:2]
 Rabbi Yitsak começou: “Ó terra das asas que zumbem” [Isaías 18:1]... Quando o Santo Abençoado Seja, criou o mundo e quis revelar assuntos profundos dentre assuntos ocultos, e luz da escuridão, esses termos estavam misturados. Por esse motivo, da escuridão veio a luz, e o oculto se revelou e se tornou conhecido como profundidade. Portanto, o mal veio do bem, e da Misericórdia veio o Julgamento. Todos entrelaçados, a Boa Inclinação com a Má, a direita e a esquerda, Israel e as outras nações, branco e preto. Cada coisa era dependente da outra.
 *
A Luz Precisa da Escuridão para Brilhar
Aqui temos mais uma vez a dualidade expressa em nosso mundo físico, a partir dos mundos superiores. Os dois opostos compõem a trama de nossa realidade no mundo físico, onde se juntam.
Malchut, a nossa realidade, é a única sefirá que recebe de todas as outras, por isso abriga todas as colunas da Árvore da Vida, tanto o Julgamento como a Misericórdia, tanto o Bem quanto o Mal, tanto o Profano, quanto o Sagrado. Temos de usar a Terceira Coluna, chamada Livre Arbítrio, para equilibrar entre as duas outras, segundo nossa consciência e nosso poder de Restrição.
A Luz precisa da Escuridão para mostrar seu brilho. No mundo da matéria, os opostos estão entrelaçados, e um depende do outro. Apenas a nossa capacidade de escolher em que ponto devemos ficar pode fazer a separação.
Porém, os dois opostos sempre possuem a mesma natureza, e apenas o grau entre ambos varia.
Mais sobre esse assunto, na postagem do álbum "Cabalá e Hermetismo":
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=304735053026350&set=a.304687579697764.1073741832.100004695724396&type=3&theater

Fernando Martins

Pode ser uma imagem de morcego e texto

Nenhum comentário:

Postar um comentário