quarta-feira, 26 de abril de 2023

A Parte do Oponente - o Bode Expiatório

 A Parte do Oponente - o Bode Expiatório
Zohar Acharei-Mot 21 – Um bode para Aza'zel
“Sinopse – Um bode é sacrificado para Aza'zel, a fim de que o Outro Lado seja separado de Israel  e não seja testemunhado contra Israel perante o Eterno. Aprendemos que cada pequena coisa nesse mundo, seja boa ou má, é necessária, inclusive o Anjo da Morte. A solução depende disso, não despertar o segredo do julgamento nas alturas e assim intensificar o julgamento para aniquilar a humanidade. Esse julgamento é despertado pelos pecados do homem.”
134 – “É ordenado que o Sumo Sacerdote realize o serviço diário como é necessário, e sacrifique o bode para Azazel. O segredo é para que (o Outro Lado) seja separado da nação sagrada e não sejam feitas exigências por seus pecados perante o Rei. Ele não deve acusá-los, pois não possui força nem autoridade, a não ser quando a raiva é intensificada acima. Com essa oferenda (do bode para Azazel) ele é convertido em seu guardião. Como resultado disso é banido da presença do Rei. Estabelecemos que assim seja, porque ele representa o fim de toda a carne.”
Também na porção Tetsavê, o Zohar traz esse assunto:
Porção Tetzavê; Zohar 13 - “Os Dois Bodes”
102 – Então Adonai, Abençoado Seja Ele, disse à Israel: “Prepare dois bodes, um para mim e outro para o Caluniador” (o Oponente) para que ele venha e coma Minha refeição e que não saiba da outra, da nossa própria e jubilosa refeição. Que ele coma aquela porção e continue seu caminho e parta de Minha casa.”
*
Aqui temos o preceito de oferecer uma parte ao Oponente, para que ele não apodere de nossa parte. A rainha Ester se utilizou dele, ao oferecer um banquete separado para Haman, o amalekita, antes do banquete ao rei.
É o que fazemos na bênção da Chalá, separando uma parte, ou como muitos fazem derramando um pouco de bebida no chão.
O Zohar recomenda também que a oferta seja primeiramente colocada no solo, para depois ser descartada. Trata-se de um preceito importante, para que não ignoremos o lado negativo, e também para separar o profano do sagrado.
Mais sobre o assunto na postagem do álbum "Nosso Corpo, Nosso Templo", da porção Pinchás do Zohar: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=275593209273868&et=a.267198363446686.1073741829.100004695724396&type=3&theater

Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário