quinta-feira, 29 de setembro de 2022

Devocional dia e noite dia 29/09

29 de Setembro
Manhã "(…) eis que, se a lepra tem coberto toda a
sua carne, então declarará o que tem a praga por
limpo (…)" (Lv 13:13)
Estranha o bastante é essa regulação, contudo, há
nela sabedoria, pois a doença cobrindo todo o corpo
demostrava que a carne estava sadia. Esta manhã,
será proveitoso vermos o ensino de uma regra tão
singular. Nós também somos leprosos, e a lei
referente à lepra pode nos ser aplicável. Quando um
homem vê a si mesmo completamente perdido e
arruinado, todo coberto pela contaminação do
pecado, e nenhuma parte livre de poluição; quando
ele nega toda a justiça própria, e declara-se culpado
diante do Senhor, então, ele se torna limpo pelo
sangue de Jesus e pela graça de Deus. A iniquidade
oculta, não sentida e não confessada, é a verdadeira
lepra, mas quando o pecado é visto e sentido, ele
recebe seu golpe mortal, e o Senhor olha com olhos
de misericórdia para a alma aflita. Nada é mais
mortal do que a auto-justiça, e nada é mais
esperançoso do que a contrição. Devemos confessar
que somos nada mais que pecado, pois nenhuma
confissão menor que essa será toda a verdade; se o
Espírito Santo estiver obrando em nós,
convencendo-nos do pecado, não haverá dificuldade
em fazer esse reconhecimento; ele saltará
espontaneamente de nossos lábios. Que conforto o
texto oferece àqueles que estão debaixo de um
profundo sentimento de pecado! O pecado
lamentado e confessado, embora sombrio e sujo,
nunca encerrou um homem fora do Senhor Jesus.
Todo aquele que vai ter com Ele, de maneira
nenhuma será lançado fora (Jo 6:37). Embora
desonesto como o ladrão, embora impuro como a
mulher que fora pecadora, embora feroz como
Saulo de Tarso, embora cruel como Manassés,
embora rebelde como o filho pródigo, o grande
coração de amor olhará para o homem que sente,
em si mesmo, não possuir qualquer solidez, e irá
declará-lo limpo quando ele confiar em Jesus
crucificado. Venha para Ele, então, pobre pecador
sobrecarregado.
"Venham necessitados, venham culpados, venham
repugnantes e despidos; Você nunca virá
excessivamente desprezível; venha assim como
estiver".


Noite
"(…) achei aquele a quem ama a minha alma;
agarrei-me a ele, e não o larguei (…)" (Ct 3:4)
Será que Cristo nos recebe, quando chegamos a Ele,
apesar de toda nossa pecaminosidade anterior? Será
que Ele não nos censura por termos tentado
primeiramente todos os outros refúgios? Há algo na
Terra semelhante a Ele? É Ele porventura o melhor
de todo o bem, o mais justo de toda a justiça? Ah,
então, vamos louvá-Lo! Filhas de Jerusalém, exalte-
O com tamboril e harpa (Sl 149:3)! Abaixo com
seus ídolos, e adiante com o Senhor Jesus. Deixe os
estandartes da pompa e do orgulho serem pisados, e
a cruz de Jesus, onde está o desdém do mundo e a
zombaria, ser levantada. Ó, por um trono de marfim
para o nosso Rei Salomão! Que Ele seja elevado
eternamente, e a minha alma sente-se em Seu
escabelo, e beije Seus pés, e lave-os com minhas
lágrimas. Oh, quão precioso é Cristo! Como pode
ser que eu tenha pensado tão pouco dEle? Como
posso ir para longe, em busca de alegria e conforto,
quando Ele é tão completo, tão rico, tão
gratificante? Amigo crente, faça um pacto com teu
coração de que nunca irás afastar-se dEle, e peça a
teu Senhor para ratificá-lo. Convida-O a colocar-te
como um selo sobre o Seu dedo, como uma pulseira
em Seu braço. Peça-Lhe para amarrar-te sobre Ele,
como a noiva se adorna com enfeites, e como o
noivo coloca suas jóias. Eu viveria no coração de
Cristo; nas fendas dessa Rocha minha alma poderia
eternamente habitar. O pardal fez casa, e a
andorinha ninho para si, onde ponha seus filhotes,
em Teus altares, Senhor dos Exércitos, meu Rei e
meu Deus (Sl 84:3); assim, também, eu faria meu
ninho, minha casa, em Ti, e nunca longe de Ti a
alma da Tua pomba sairia novamente, mas eu me
aninharia perto de Ti, ó Jesus, meu descanso único e
verdadeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário