terça-feira, 20 de setembro de 2022

Devocional dia e noite dia 20/09

20 de Setembro
Manhã "(…) Espada do Senhor, e de Gideão" (Jz
7:20)
Gideão ordenou a seus homens que fizessem duas
coisas: encobrissem uma tocha com um jarro de
barro que, a um sinal determinado, ele lhes
ordenaria que o quebrassem para que a luz pudesse
brilhar, e, em seguida, soassem a trombeta, gritando:
"A Espada do Senhor, e de Gideão! Espada do
Senhor, e de Gideão!". Isso é precisamente o que
todos os cristãos devem fazer. Primeiro, você deve
brilhar; quebre o jarro que esconde a sua luz; deixe
de lado o alqueire que tem escondido sua vela e
brilhe (Mt 5:15). Deixe a sua luz brilhar diante dos
homens; deixe as vossas boas obras serem tais que,
quando os homens olharem para você, eles saberão
que você esteve com Jesus. Em seguida, tem de
haver o som, o sonido da trombeta. Deve haver
esforços para reunir os pecadores pela proclamação
de Cristo crucificado. Leve a eles o evangelho; leve-
o até suas portas; coloque-o em seu caminho; não
permita que escapem; toque a trombeta contra seus
ouvidos. Lembre-se que o verdadeiro grito de guerra
da Igreja é a palavra de ordem Gideão: "A espada do
Senhor, e de Gideão!". Deus o fará, pois é Sua
própria obra. Contudo, não devemos ser ociosos; a
instrumentalidade é para ser usada; "A espada do
Senhor, e de Gideão!". Se apenas clamarmos: "A
espada do Senhor!", seremos culpados de uma
presunção ociosa; e se gritarmos apenas: "A espada
de Gideão!", vamos manifestar uma confiança
idólatra no braço da carne; é preciso unir os dois em
harmonia prática. "A espada do Senhor, e de
Gideão!". Não podemos fazer qualquer coisa por
nós mesmos, mas podemos fazer tudo com a ajuda
do nosso Deus. Vamos, portanto, em Seu nome, sair
pessoalmente e servir com nossa tocha flamejante,
com nossas buzinas de declaração sincera e de
testemunho, e Deus estará conosco; Midiã será
condenada à confusão, e o Senhor dos exércitos
reinará para todo o sempre.


Noite "(…) à tarde não retires a tua mão (…)" (Ec
11:6) À tarde, as oportunidades são abundantes; os
homens retornam do trabalho, e o zeloso ganhador
de almas encontra tempo para falar sobre o amor de
Jesus. Tenho eu trabalhado à tarde para Jesus? Se
não, que eu não retenha a mão de um serviço que
requer trabalho abundante. Os pecadores estão
perecendo por falta de conhecimento; aquele que
desperdiça o seu tempo pode encontrar suas bordas
carmesim com o sangue das almas. Jesus entregou
Suas duas mãos aos pregos; como posso reter uma
das minhas em Sua abençoada obra? Noite e dia Ele
trabalhou e orou por mim; como, então, posso dar
sequer uma hora para os mimos da minha carne
com a luxuriosa tranquilidade? Levante-se, coração
ocioso; estenda a tua mão para o trabalho ou
levante-as para orar; o céu e o inferno estão em
diligência; que também eu esteja assim, e, esta noite,
semeie a boa semente para o Senhor meu Deus.
A tarde da vida tem também suas chamadas. A vida
é tão curta que uma manhã de grande vigor seguida
de uma noite de fraqueza fazem toda ela. Para
alguns, parece muito, porém uns poucos trocados
são uma grande soma de dinheiro para o homem
pobre. A vida é tão breve que nenhum homem pode
se dar ao luxo de perder um dia. Foi bem dito que,
se um grande rei nos trouxesse uma grande
quantidade de ouro, e nos convidasse a levar tanto
quanto pudéssemos contar em um dia, dedicaríamos
um dia inteiro nessa atividade; devemos começar no
início da manhã e, à tarde, não devemos reter a
nossa mão; ganhar almas é um trabalho muito
nobre; então, como podemos tão cedo nos retirar
dele? Alguns são poupados de uma longa noite de
verdejante velhice; se tal for o meu caso, que eu use
esses talentos tal como eu ainda os tenho, e até a
última hora sirva o meu abençoado e fiel Senhor.
Por Sua graça eu morrerei nos arreios e deitarei meu
fardo somente quando deitar meu corpo. A idade
pode instruir os jovens, animar os fracos, e
incentivar os desanimados; se o entardecer tiver
menos do vigoroso calor, deve ele ter mais de calma
sabedoria; portanto, à tarde, não reterei minha mão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário