sexta-feira, 1 de julho de 2022

Devocional dia e noite dia 01/07

01 de Julho
Manhã "(…) no verão e no inverno sucederá isto"
(Zc 14:8)
Os rios de água viva que fluem de Jerusalém não
mais se secaram pelo calor abrasador do pleno
verão, nem foram congelados pelos ventos frios do
tempestuoso inverno. Alegra-te, ó minha alma, pois
és livre para testemunhar a fidelidade do Senhor.
Mudam as estações e tu mudas, porém teu Senhor
permanece sempre o mesmo; os fluxos de Seu amor
são tão profundos, tão amplos e tão cheios como
sempre foram. O calor que vem dos cuidados dos
negócios e das escaldantes provações fazem com
que eu necessite dos refrescantes efeitos do rio de
Sua graça; posso ir agora e beber ao máximo dessa
inesgotável fonte, pois, no verão e no inverno, ela
transborda. As fontes superiores nunca estão
escassas e, bendito seja o nome do Senhor, as fontes
inferiores igualmente não falham (Js 15:19). Elias
encontrou o Querite seco (1Rs 17:7), mas Jeová
continuava sendo o mesmo Deus da providência. Jó
disse a seus irmãos que eles eram como ribeiros
enganosos (Jó 6:15), mas encontrou seu Deus como
um transbordante rio de consolação. O Nilo é a
grande confiança do Egito, porém suas inundações
são variáveis; nosso Senhor é sempre o mesmo.
Modificando o curso do rio Eufrates, Ciro tomou a
cidade de Babilônia; contudo, nenhum poder,
humano ou infernal, pode desviar a corrente da
graça divina. Os caminhos dos rios antigos foram
todos encontrados secos e desolados, mas as
correntes que levam a sua ascensão sobre os montes
da soberania divina e do amor infinito estão sempre
cheios até a borda. Gerações se derretem, porém o
curso da graça está inalterado. O rio de Deus pode
cantar com maior verdade do que o ribeiro no
poema: "Os homens podem vir, e os homens podem
ir;
Porém Eu continuarei para sempre".
Quão feliz és tu, minha alma, por ter sido levada
para perto de tais águas tranquilas! Nunca vagueie
por outras correntes para que não tenhas de ouvir a
repreensão do Senhor: que tens tu que fazer no
caminho do Egito para beber do rio lamacento? (Jr
2:18)


Noite "(…) a voz do Senhor Deus, que passeava no
jardim pela viração do dia (…)" (Gn 3:8)
Minha alma, agora que o frescor do dia chegou,
descanse um pouco e ouça a voz do teu Deus. Ele
está sempre pronto a falar contigo quando estás
preparado para ouvir. Se há alguma lentidão em
comungar, não é da parte dEle, mas totalmente da
tua própria; Ele está à porta e bate, e se o Seu povo
tão somente abri-la, Ele Se alegrará em entrar. Mas
em que estado está o meu coração, que é o jardim
do meu Senhor? Acaso posso me arriscar a dizer
que ele está bem aparado, e regado, e trazendo
frutos aptos ao Senhor? Se não, Ele terá muito a
reprovar, porém, ainda assim, oro a Ele para que
venha a mim, pois certamente nada poderá levar
meu coração a uma condição adequada senão a
presença do Sol da Justiça, que traz cura em Suas
asas. Portanto, venha, ó Senhor, meu Deus; minha
alma Te convida com sinceridade e espera
ansiosamente por Ti. Vinde a mim, ó Jesus, meu
bem-amado, e plante flores novas em meu jardim,
tais como eu vejo que florescem em semelhante
perfeição em Teu incomparável caráter! Venha, ó
meu Pai, pois és o Lavrador, e trata comigo em Tua
ternura e prudência! Venha, ó Espírito Santo, e
orvalhe toda a minha natureza, tal como as ervas
que agora estão umedecidas com o orvalho da noite.
Ó, que Deus fale comigo. Fala, Senhor, porque o
teu servo ouve (1Sm 3:10)! Ó, que Ele ande
comigo; estou pronto para abrir mão de todo o meu
coração e mente para Ele, e qualquer outro
pensamento é silenciado. Eu peço apenas aquilo que
Ele Se deleita em conceder. Estou certo que Ele irá
consentir em ter comunhão comigo, pois Ele me deu
Seu Santo Espírito para habitar comigo para sempre.
Doce é o frescor do crepúsculo, onde as estrelas
parecem ser os olhos do céu, e o vento frio é como
o sopro de amor celestial. Meu Pai, meu irmão mais
velho, meu doce Consolador, fala agora em
benignidade, pois Tu me abriste os ouvidos, e eu
não sou rebelde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário