sexta-feira, 29 de julho de 2022

Devocional dia e noite dia 29/07

29 de Julho
Manhã "Todavia estou de contínuo contigo (…)" (Sl
73:23)
"Todavia", como se, apesar de toda tolice e
ignorância que Davi tinha acabado de confessar a
Deus, nem ao menos sequer por um instante deixou
de ser verdadeiro e certo que ele era salvo e aceito, e
que a bênção de estar de contínuo na presença de
Deus era sua, sem qualquer dúvida. No entanto,
plenamente consciente de sua própria perdição, e do
engano e vileza de sua natureza, por uma explosão
gloriosa de fé, ele cantou: "Todavia estou de
contínuo contigo". Crente, você está compelido a
entrar na confissão e reconhecimento de Asafe, bem
como a empenhar-se em espírito para dizer:
"Todavia, desde que pertenci a Cristo, estou de
contínuo com Deus!". Pelo fato de estar de contínuo
em Sua mente, Ele está sempre pensando a respeito
de mim para o meu bem. De contínuo diante de
Seus olhos; os olhos do Senhor nunca dormem,
porém estão perpetuamente cuidando de meu bem-
estar. De contínuo em Sua mão, de modo que
ninguém será capaz de me tirar desse lugar. De
contínuo em Seu coração, usado como um
memorial, semelhante ao sumo sacerdote que
sempre trazia os nomes das doze tribos em seu
coração (Ex 28:29). Tu estás sempre pensando a
respeito de mim, ó Deus. As entranhas do Teu amor
anseiam de contínuo em minha direção. Tu estás
sempre fazendo obras de providência para o meu
bem. Tu me colocas como um sinete sobre o Teu
braço; Teu amor é forte como a morte, e muitas
águas não podem apagá-lo, nem os rios afogá-lo.
Surpreendente graça! Tu me vês em Cristo e, apesar
de ser, em mim mesmo, abominável, Tu me vês
como que vestindo as vestes de Cristo, e lavado em
Seu sangue, estando eu, assim, aceito em Tua
presença. Portanto, eu estou de contínuo em Teu
favor, "de contínuo contigo". Aqui está o conforto
para a alma tentada e aflita; vexado pela tempestade
interior, olhe para a calma exterior. "Todavia", ó,
diga-o em teu coração, e receba a paz que isso lhe
dá; "todavia estou de contínuo contigo".


Noite
"Todo o que o Pai me dá virá a mim (…)" (Jo 6:37)
Essa declaração envolve a doutrina da eleição:
existem alguns que o Pai deu a Cristo. Trata-se da
doutrina do chamado eficaz: estes que foram dados
a Cristo devem e virão; eles podem se colocar
decisivamente contra isso, porém serão trazidos das
trevas para a maravilhosa luz de Deus (1Pe 2:9).
Isso nos ensina a necessidade indispensável da fé,
pois mesmo para aqueles que foram dados a Cristo,
eles não estão salvos, exceto se vieram para Jesus;
até que venham, porque não há outro caminho para
o céu senão pela porta, Cristo Jesus (Jo 10:9).
Todos os que o Pai dá ao nosso Redentor devem vir
a Ele; portanto, ninguém pode ir para o céu a não
ser que venha a Cristo.
Oh! o poder e a majestade que descansam na
palavra "virá". Jesus não diz que eles têm poder para
vir, nem que eles podem vir se quiserem, mas que
eles "virão". O Senhor Jesus, por Seus mensageiros,
Sua palavra, e Seu Espírito, compele doce e
graciosamente os homens a virem para que comam
de Sua ceia de casamento; e isso Ele faz não por
qualquer violação do livre-arbítrio do homem, mas
pelo poder de Sua graça. Eu posso exercer poder
sobre a vontade de outro homem e, contudo, a
vontade do outro será perfeitamente livre, pois a
restrição é exercida de forma concordante com as
leis da mente humana. Jeová-Jesus sabe como, por
argumentos irresistíveis dirigidos ao entendimento,
por razões poderosas clamando por afetos, e pela
influência misteriosa do Seu Espírito Santo
operando sobre todos os poderes e paixões da alma,
subjugar completamente o homem que, uma vez
rebelde, se submete alegremente ao Seu governo,
dominado pelo amor soberano. No entanto, como
podem ser conhecidos aqueles a quem Deus
escolheu? Por este resultado: que eles, de bom grado
e alegremente, aceitam a Cristo, e vêm a Ele com
uma simples e sincera fé, descansando nEle para
toda a salvação e todo o desejo deles. Leitor, você já
veio dessa forma a Jesus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário