segunda-feira, 25 de julho de 2022

Devocional dia e noite dia 25/07

25 de Julho
Manhã
"(…) E ele deixou a sua roupa na mão dela, e fugiu,
e saiu para fora" (Gn 39:12)
Na luta contra certos pecados, não resta outra forma
de vitória senão a fuga. Os naturalistas antigos muito
escreveram sobre os basiliscos, cujos olhos
fascinavam suas vítimas, e as tornavam presas
fáceis; do mesmo modo, o mero olhar da maldade
nos coloca em solene perigo. Aquele que quiser ser
salvo de atos de maldade deve ter pressa em sair de
ocasiões assim. Uma aliança deve ser feita com
nossos olhos para nem mesmo olharem a causa de
tentação, pois tais pecados só precisam de uma
faísca para começarem, e logo uma chama surge em
um instante. Quem entraria deliberadamente na
prisão do leproso e dormiria em meio a sua horrível
corrupção? Apenas aquele que deseja ficar leproso
agiria assim. Se o marinheiro soubesse como evitar
uma tempestade, ele faria qualquer coisa em vez de
correr o risco de enfrentá-la. Navegadores
cautelosos não têm qualquer intenção de
experimentar quão perto da areia movediça podem
navegar, ou quantas vezes podem tocar em uma
rocha sem provocar um naufrágio; o objetivo deles é
se manterem, o mais próximo possível, no meio de
um canal seguro.
Talvez neste dia eu possa ser exposto a grandes
perigos; então, que eu tenha a esperteza da serpente
para me manter afastado e escapar deles. As asas de
uma pomba podem ser mais úteis para mim hoje do
que as garras de um leão. É verdade que eu posso
ser um aparente perdedor por rechaçar a companhia
do mal, mas é preferível deixar meu manto do que
perder meu caráter; não é necessário que eu seja
vigoroso, mas é imperativo que eu seja puro. Não há
laços de amizade, correntes de beleza, lampejos de
talento, tiradas extravagantes que me façam mudar
da sábia decisão de fugir do pecado. Do diabo,
resistindo, ele fugirá de mim; contudo, dos desejos
da carne, eu devo fugir, ou certamente eles irão me
derrotar. Ó, Deus de santidade, preserve Teus Josés;
que a "Madame Bubble" não os enfeitice com suas
vis sugestões. Que a trindade horrível do mundo, da
carne, e do diabo nunca nos derrote!
"Madame Bubble" é um personagem da segunda
parte do livro "O Peregrino", escrito pelo pregador
John Bunyan (1628 - 1688), publicado na
Inglaterra, em 1684. Trata-se de uma feiticeira que
representa a mulher adúltera mencionada no livro de
Provérbios. (N.T.)


Noite
"(…) estando eles angustiados, de madrugada me
buscarão" (Os 5:15)
Perdas e adversidades são muitas vezes os meios que
o grande Pastor utiliza para trazer para casa Sua
ovelha perdida; elas são como cães ferozes, afligindo
os errantes de volta ao redil. Não há necessidade de
amansar leões se eles estão bem alimentados; eles
devem ser derrubados de sua grande força, seus
estômagos esvaziados e, então, irão se submeter à
mão do domador; muitas vezes vemos o cristão
tornado-se obediente à vontade do Senhor pelo
aperto do pão e pelo trabalho duro. Quando
enriquecidos e elevados em bens, muitos professores
andam com suas cabeças de forma bastante soberba,
e falam arrogantemente. Como Davi, eles se gabam:
"Minha montanha permanece firme", "não vacilarei
jamais" (Sl 30:6). Quando o cristão cresce em
riqueza, em boa reputação, boa saúde, e em uma
família feliz, muitas vezes ele admite o "Sr.
Segurança Carnal" cear em sua mesa e, então, se ele
for um verdadeiro filho de Deus, há uma vara
preparada para ele. Aguarde um pouco, e pode ser
que você veja sua firmeza derreter como um sonho.
Lá se vai uma parte de sua propriedade; quão rápido
os acres mudam de mãos. Aquela dívida, a
desonrosa fatura; quão rápida suas perdas vêm
chegando; onde elas terminarão? É um abençoado
sinal da vida divina, quando esses embaraços
ocorrem um após o outro, se o cristão começa a ser
angustiado com suas rebeldias e se entrega ao seu
Deus. Bem-aventuradas são as ondas que lavam o
marinheiro sobre a rocha da salvação! Perdas nos
negócios muitas vezes são santificantes para
enriquecer nossa alma. Se a alma eleita não vier com
mão cheia para o Senhor, ela virá de mãos vazias.
Se Deus, em Sua graça, não achou, em qualquer
outro meio, nos fazer honrá-Lo entre os homens,
Ele irá nos lançar ao abismo; se falharmos em
honrá-Lo sobre o pináculo de riquezas, Ele nos
levará para o vale da pobreza. No entanto, não
desfaleça, herdeiro da tristeza, quando fores assim
repreendido; antes, reconheça a mão amorosa que
castiga, e diga: "Levantar-me-ei, e irei ter com meu
pai" (Lc 15:18).
"Sr. Segurança Carnal" é um personagem do livro
"A Guerra Santa", escrito pelo pregador John
Bunyan (1628 - 1688), publicado na Inglaterra, em
1682. (N.T.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário