sábado, 14 de setembro de 2024

Segredos de Shoftim (Juízes) - A Espada de Elul

Segredos de Shoftim (Juízes) - A Espada de Elul
Zohar – “As quatro mortes de Samael” -
Sinopse:
O significado secreto de “justiça, justiça deves procurar” é mostrado, e encontra-se na construção do nome Iud, Hei, Vav, Hei, que corresponde à ponta, ao corpo e aos lados da espada. Lemos sobre o tribunal no mundo superior e o tribunal aqui no mundo físico. A bainha da espada é o nome Adonai, e vemos a relevância das dezoito bênçãos da prece que recitamos em pé (a Amidá). Aprendemos que Samael deve ser sentenciado pela espada, pois ele é o ministro de Edom acima, e o texto fala sobre estrangulamento e apedrejamento de Samael e da Serpente também. É dito que o nome Iud, Hei, Vav, Hei é a morte de Samael e da Serpente, e a vida dos filhos de Israel. Lemos também sobre a queima de Samael e aprendemos como nossos corpos são as árvores que queimam, e como a luz em nosso interior nos permite incinerar Samael através da Sabedoria Superior, quando o fogo da exaltação desce para a lenha da oferta de sacrifício, e que qualquer estrangeiro que se aproxime será queimado nesse fogo.
2 – O  preceito seguinte é punir pela espada, por estrangulamento, por apedrejamento e pelo fogo. A quem punimos pela espada? [Ele responde] Samael, como está escrito, “minha espada assentada nos céus, contemple, ela descerá sobre Edom” (Isaías 34:5) [Significando sobre Samael, que é o ministro de Edom]
3- Na espada do Santo, Bendito Seja, o Iud de Iud-Hei-Vav-Hei, é a ponta da espada. O Vav de Iud-Hei-Vav-Hei é o corpo da espada, enquanto os dois Hei de Iud-Hei-Vav-Hei são os dois gumes da espada [que é o significado secreto de “justiça, apenas a justiça deverás procurar” (Devarim 16:20). Dois vereditos (literalmente: gumes) são decididos: um da corte celestial e um da corte terrestre. Disso entendemos que a pessoa não pode fazer nada aqui embaixo a menos que receba permissão superior.
*
Nessas frases há um julgamento relacionado à expressão “El de Vingança” do salmo 94, onde o termo “vingança” se refere à “olho por olho”, ou seja, a medida exata do que é merecido, nem mais, nem menos, pois assim estará feita a correção e a justiça. Quando somos os agentes físicos dessa justiça, temos de ter cuidado para não incorrer no erro de "passar da conta", pois isso implicaria em gerar nova correção para nós. Apenas aplicar o que é bom e justo, e nunca com prazer pessoal, ou exagero.
Nesse trecho, as letras do Tetragrama, Iud, Hei, Vav, Hei são relacionadas à todas as formas citadas de punição, pois é de onde vem toda a medida da justiça, sem incorrer nos exageros que seríamos capazes de cometer. Não temos a sabedoria para determinar a medida exata, mas o Criador tem.
Devemos entregar todos as correções que aplicamos, para a Luz, que realizará tudo na medida certa de justiça, sem gerar mais correções. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário