segunda-feira, 16 de setembro de 2024

A Bênção do Fogo e a Pele de Adão no Paraíso

A Bênção do Fogo e a Pele de Adão no Paraíso
Fazemos a bênção do fogo na Havdalá, a oração ao término da Shabat, e contemplamos o reflexo da chama da vela em nossas unhas. Esse é o momento em que transferimos a Luz e a Paz da Shabat para os seis dias seguintes. Assim levamos a energia do dia Sagrado para nossa semana, uma centelha de Eternidade para o mundo temporal.
“Bendito sejas Tu, Adonai, nosso Elohim, rei do Universo, que criaste luminares de fogo.”
O Bahir, o Livro da Iluminação, atribuído ao Rabino Nechuniá ben Hakana no século 1 (também conhecido pela revelação do Ana Bekoach) nos esclarece sobre essa contemplação:
200 – (Gênesis 3:10) “Ouvi Tua voz no jardim – e meus ossos tremeram.  Tive medo porque estava despido, e me escondi. Eu estava despido de mandamentos, estava despido de obras.” estava portanto escrito: “porque estava despido e me escondi”.
O que era a roupagem de Adão? Era a pele de uma unha. Logo que comeu do fruto da árvore, essa pele de unha lhe foi tirada e ele se viu despido. Está, portanto, escrito (Gênesis 3:11) “Quem te disse que estavas despido? Comeste da árvore que te proibi de comer?”
*
Através desse trecho, aprendemos que a unha é a parte de nosso corpo que mais está ligada à “pele” translúcida que recobria o corpo de Adão, antes do pecado. Por isso ao olhar a chama refletida na unha, fazemos uma conexão com a energia original do Paraíso (Biná).
Outro momento em que acessamos a energia do Paraíso é quando apagamos a vela da Havdalá com o vinho já abençoado; costuma-se dizer que o aroma característico e agradável que se exala é semelhante ao “perfume do Paraíso”. Nesse instante festejamos a semana que se inicia, desejando com entusiasmo aos participantes uma boa semana (como na canção de Fortuna, em ladino: “Buena semana mos dé el Dió alegres y sanos”).
http://www.youtube.com/watch?v=ebiy7GC1OG0
Uma boa semana a todos!
Shavua Tov! 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário