sexta-feira, 20 de setembro de 2024

A Reta de Elul - o Córrego da Purificação
Sêfer Ietsirá - Os 231 Portões da Cabalá
“Vinte duas letras Fundação:
Ele as colocou em um círculo
Como um muro com 231 Portões.
O círculo oscila para a frente e para trás.”
.................................................(Sêfer Ietsirá – O Livro da Formação 2:4)
O número 231 representa o número de modos que duas letras diferentes do alfabeto hebraico podem se conectar, duas a duas. Esse também é o número de palavras de duas letras que podem ser formadas, sempre que a mesma letra não se repita e a ordem não seja considerada. (dessa forma, cada uma das 22 letras se liga à todas as outras)
A representação gráfica forma algo muito parecido com uma mandala; ao meditar nessa imagem nos colocamos ao centro e imaginamos as letras ao nosso redor, e as linhas, como num circo, sobre nossas cabeças.
* Virgem – Purificação
A reta aqui destacada une as duas letras correspondentes a Elul, o mês da constelação de Virgem (Iud), regido por Mercúrio (Resh). Ela representa a direção ao longo da qual se alinha a energia cósmica desse mês.
Podemos meditar nessa reta e nos 231 Portões, contemplando-a. Essa meditação, aliada à respiração, nos relaxa, equilibra e permite que nos sintonizemos com a energia cósmica disponível durante o mês, um verdadeiro código para identificar e perdoar nosso erros.
RESH, IUD – é uma palavra-raiz que está relacionada à radiações etéreas, voláteis e fragrantes, emanações perfumadas. Em sentido restrito, um córrego, uma corrente. Podemos imaginar a reta do gráfico como um rio.
Nosso trabalho espiritual esse mês é uma avaliação interna; voltando o Julgamento para dentro e perdoando a nós mesmos pelos erros do ano que passou. Identificar o que não desejamos mais, e 'escutar' os erros que cometemos, nossos melhores professores!
Tudo o que identificarmos de negativo, estará na 'balança' de Libra, no dia do Julgamento (Rosh HaShaná), para que possamos dissolvê-la e transformá-la em Misericórdia nos 10 dias (um para cada sefirá), até Yom Kipur.
As ferramentas espirituais oferecidas pelos cabalistas sempre nos ajudam a fazer o que já sabemos ser o certo, mas temos dificuldade em realizar.
Despertam a memória genética da alma em nosso interior, sem passar pelo racional ou emocional. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário