terça-feira, 17 de setembro de 2024

Robôs, Toltecas & Cabalá

Robôs, Toltecas & Cabalá
A milenar sabedoria tolteca nos propõe um sistema para mudarmos nossas ações e injetar consciência em todos os atos e palavras. É baseado em ideias bem simples, ainda que exijam bastante focalização para serem colocadas em prática.
Os toltecas foram uma civilização sagrada formada por cientistas e artistas que se preocuparam em explorar e conservar a sabedoria espiritual dos antigos, há milhares de anos, nos locais onde antes haviam estado os olmecas, e depois os maias e astecas. Suas ruínas mais conhecidas, Teotihuacan, podem ser admiradas próximas à cidade do México atualmente. Tais ensinamentos sobreviveram e seus preceitos continuam válidos até hoje.
Há quinze anos, traduzi um livro que contém esses ensinamentos, por Don Miguel Ruiz. Foi o início de uma mudança grande em minha vida, e só mais tarde os relacionei com a semente de todos os conhecimentos espirituais do homem, a Cabala.
Os 4 Compromissos Toltecas
Don Miguel Ruiz
1 – Ser impecável com sua palavra
2 – Não levar nada para o lado pessoal
3 – Não tirar conclusões
4 – Fazer sempre o melhor possível
*
Os cabalistas nos ensinam que não são as ações em si, e sim a intenção e a consciência que as move. O primeiro passo no caminho espiritual, e condição essencial, é que sejamos “brutalmente sinceros” conosco.
Enganar a si mesmo é algo que vem do ego, nunca de nossa alma. E o único caminho para conseguir equilíbrio entre alma, mente e corpo é melhorar nosso contato com a alma, para que possamos saber o desejo verdadeiro que nos trouxe ao mundo físico.
Não somos vítimas, nem robôs e podemos escolher entre apenas reagir ao que nos acontece, ou assumir a responsabilidade e o controle sobre nossas vidas.
A ferramenta principal para que possamos progredir é utilizar a Coluna Central da Árvore da Vida, que nos traz o Equilíbrio entre as outras duas, também chamada de Restrição, ou Livre Arbítrio, o presente divino que apenas o ser humano possui.
Para que possamos realizar as transformações que desejamos em nossa vida, é preciso seguir o caminho indicado pela alma, cujo desejo é sempre motivado pela consciência de “receber para compartilhar” evitando “receber para si mesmo” que é uma consciência do ego, motivada pela consciência da fragmentação.
A Sabedoria da Cabalá aconselha a restringir (voluntária e temporariamente) nossa reação automática ou robótica, pois assim abrimos espaço para a Luz entrar em nossas vidas e nos indicar o caminho. Dessa forma passamos a ser proativos e deixamos de ser vítimas de algo fora de nós. Assumimos o controle de nossas vidas.
Por isso, podemos fazer uso das ferramentas cabalistas para nos ajudar a praticar os 4 Compromissos toltecas, conforme a postagem:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=465749153591605&set=pb.100004695724396.-2207520000.1447243018.&type=3&theater 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário