quinta-feira, 12 de outubro de 2023

Devocional dia e noite dia 12/10

12 de Outubro
Manhã "Meditarei nos teus preceitos (…)" (Sl
119:15)
Há momentos em que a solidão é melhor que a
sociabilidade, e o silêncio é mais sábio que a fala.
Seremos melhores cristãos se estivermos mais a sós,
esperando em Deus, recolhendo, pela meditação em
Sua Palavra, força espiritual para o trabalho em Seu
serviço. Devemos meditar sobre as coisas de Deus,
pois assim obteremos o seu verdadeiro alimento. A
verdade é como o cacho da videira: se quisermos o
seu vinho, devemos esmagá-lo; devemos pressionar
e apertar muitas vezes. Os pés daquele que pisa
devem descer alegremente sobre os cachos, ou,
então, o suco não fluirá; eles também devem pisar as
uvas, senão muito do precioso líquido será
desperdiçado. Assim, temos de, por meio da
meditação, pisar os cachos da verdade se quisermos
obter o seu vinho de consolação. Nossos corpos não
são mantidos apenas pela comida que vem pela
boca; o processo que realmente alimenta músculos e
nervos, tendões e ossos, é o processo de digestão. É
pela digestão que o alimento exterior assimila-se
com a vida interior. Nossas almas não são nutridas
apenas pelo ouvir, por algum tempo, isso, e em
seguida aquilo, e logo depois uma outra parte da
verdade divina. Ouvir, ler, anotar, aprender, tudo
exige digestão interior para completar sua utilidade,
e a digestão interior da verdade encontra-se, em sua
maior parte, no meditar sobre ela. Por que é que
alguns cristãos, apesar de ouvirem muitos sermões,
avançam lentamente na vida divina? Porque
negligenciam seus momentos particulares e não
meditam cuidadosamente na Palavra de Deus. Eles
amam o trigo, mas não o moem; eles têm milho,
mas não saem aos campos para recolhê-lo; o fruto
está pendurado na árvore, mas não vão arrancá-lo; a
água flui em seus pés, mas não se inclinam para
beber. De tal loucura, livrai-nos, Senhor, e esta seja
a nossa vontade nesta manhã: "Meditarei nos teus
preceitos".


Noite "(…) Consolador, o Espírito Santo (…)" (Jo
14:26)
Este período é particularmente o da dispensação do
Espírito Santo, onde Jesus nos anima não por Sua
presença pessoal, como Ele fará no futuro, mas pela
habitação e permanência constante do Espírito
Santo, que é cada vez mais o Consolador da igreja.
É Seu ofício consolar os corações daqueles do povo
de Deus. Ele convence do pecado, Ele ilumina e
instrui, mas, também, a principal parte de Sua obra
está em fazer feliz o coração dos renascidos,
confirmando os fracos e levantando todos os que
estão abatidos (Sl 145:14). Ele faz isso ao revelar-
lhes Jesus. O Espírito Santo consola, mas Cristo é o
consolo. Se podemos usar uma figura, o Espírito
Santo é o médico, mas Jesus é o medicamento. Ele
cura a ferida, mas é através da aplicação do
unguento da graça e do nome de Cristo. Ele não
toma de Suas próprias coisas, mas das coisas de
Cristo. Se damos ao Espírito Santo o nome grego de
"Parakletos", como muitas vezes fazemos, então,
nosso coração confere ao nosso bendito Senhor
Jesus o título de "Paraklesis". Se um é o
Consolador, o outro é o Consolo. Assim, com essa
rica provisão para sua necessidade, por que o cristão
estaria triste e desanimado? O Espírito Santo está
graciosamente engajado em ser teu Consolador;
porventura imaginas, ó fraco e trêmulo crente, que
Ele será negligente em Sua sagrada confiança?
Podes supor que Ele tomou para Si aquilo que não
pode ou não irá realizar? Se é a Sua especial obra
fortalecer e confortar a ti, achas que Ele esqueceu de
Seu ofício, ou que falhará na amorosa atividade em
que Ele te sustenta? Não, não pense tão duramente
do tenro e bendito Espírito, cujo nome é "o
Consolador". Ele tem prazer em dar o óleo da
alegria em lugar de pranto, e vestidos de louvor em
vez de espírito de angústia. Confias nEle, e
certamente Ele te confortará, até que a casa de luto
esteja fechada para sempre, e comecem as bodas.
Segundo o “The Complete Word Study Dictionary”,
a palavra "Parakletos" significa "exortar",
"confortar", "encorajar" ou "consolar", enquanto a
palavra "Paraklesis" significa o "ato de exortação, de
conforto, de encorajamento, ou de consolação"
(vide: Lc 2:25). (N.T.)

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