sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Permutações do Tetragrama – Chesvan Origens e Significado

Permutações do Tetragrama – Chesvan
Origens e Significado
O Tetragrama Sagrado (Iud-Hei-Vav-Hei - canto direito inferior) é a força divina de toda a realidade. As últimas três letras do nome (Hei-Vav-Hei), criam a palavra ‘Hoveh’/ser. A raiz desse verbo significa ‘trazer à existência, ao ser”.
A primeira letra, Iud, serve como prefixo para as letras seguintes: Iud-Hoveh. Dessa formal Yud modifica o verbo para representar uma atividade perpétua (veja Jó, 1:5). Assim o significado do Nome Divino pode ser  entendido como ‘Aquilo que está continuamente trazendo seres a existência”.
O Tetragrama Sagrado não pode ser pronunciado. Por isso é prática comum rearranjar suas 4 letras para uma permutação que possa ser pronunciada, como Hei-Vav-Iud-Hei, que literalmente significa ‘o estado de ser, existência’.
Esse aspecto refere-se ao Ser Superior, que é a Fonte e a Substância de tudo o que existe. Esse Ser Superior não depende de nada para existir. Dá origem a todas as manifestações de passado, presente e futuro, portanto, trazendo todas as coisas à existência do nada (Yesh meÁin/algo do Nada).
Sendo assim, as palavras específicas para ‘era’/Havah; ‘é’/Hoveh e ‘será’/Yihieh, estarão todas codificadas no nome em si.
Sendo a fonte da Existência e do Tempo, o Tetragrama Sagrado é conectado ao Tempo propriamente dito. Por exemplo, cada uma das 4 Estações está conectada à uma das 4 letras do Tetragrama Sagrado.
Em relação aos meses, a energia é expressa através de uma permutação única que compõe o Nome Sagrado. Portanto, cada um dos meses possui uma luz que brilha através do ‘prisma’ de uma das permutações das 4 letras do Nome Sagrado.
Cada permutação traz uma dinâmica espiritual diferente, que está incluída na ‘assinatura divina’ codificada no interior daquele mês em particular.
Por exemplo, a permutação relativa a Chesvan, é a sequência: Vav-Hei-Hei-Iud. Para descrever essa permutação, é bom examinarmos a ordem normal do Tetragrama: Iud-Hei-Vav-Hei.
A letra Iud inicial representa o doador (masculino) mais elevado, enquanto o Vav também representa um doador menos elevado, que é o potencial humano de doar. A letra Hei, em geral representa o receptor (feminino).
Na permutação correspondente à Chesvan, a ordem dos doadores está  invertida: o Vav surge antes do Iud... e o Iud é o final do processo iniciado pelo Vav.
Ou seja, cabe a nós iniciarmos o trabalho espiritual nesse período, e ele é recebido pelo primeiro Hei, que o transmite ao Hei superior, e finalmente é transportado para o Iud, que representa o divino.
(The Month of Chesvan – Rav Dovber Pinson)
*
Portanto, em Chesvan, o despertar, a iluminação e a inspiração precisam vir de nós, por nossa iniciativa.
Um detalhe que não foi mencionado acima, é que os dois Hei estão juntos, e entre eles flui o chamado ‘Rio das Bênçãos’, de Biná para Malchut, ou, uma vez despertadas por nós em sentido inverso, as águas femininas’, em sentido contrário, do físico para o divino, de Rachel para Leah.  (na imagem, lado esquerdo inferior)

 Pode ser uma imagem de texto

Nenhum comentário:

Postar um comentário