quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Zohar Lech Lechá – “O Santo Bendito Seja, combina os casais.”

Zohar Lech Lechá – “O Santo Bendito Seja, combina os casais.”

Sinopse: Uma discussão sobre as almas gêmeas revela os mistérios que cercam os aspectos masculino e femino da alma, e o conceito dos relacionamentos das almas gêmeas. Quando uma alma completa entra nesse reino físico, faz isso através do trabalho do anjo “Laila” (noite, em hebraico). Durante o processo de descida, a alma unificada se divide em duas metades, uma masculina e outra feminina. Se as duas metades da alma se empenham no caminho espiritual durante a existência física, podem merecer a reunificação. Enquanto o anjo Laila é responsável por trazer as almas para a dimensão física, é o próprio Criador quem reúne as duas metades de uma alma quando chega a época certa – pois apenas o Criador sabe com certeza quem são as verdadeiras almas gêmeas.

Importância dessa passagem:

Através dessa porção, podemos merecer o surgimento da alma gêmea em nossas vidas, ou  reavivar a ligação conjugal com nosso(a) parceiro(a) atual.

347 – Rabi Iossi perguntou: “Qual o significado disso? [Ou seja, da afirmação que o Santo Bendito Seja anuncia quem se liga a quem. Como pode ser isso verdadeiro, desde que] está escrito “E não há nada de novo sob o Sol” (Eclesiastes 1:9) [O que significa que tudo foi estabelecido durante a Criação do mundo. Entretanto, de acordo com o que disseste, a ação de combinar é nova todas as vezes, porque a união precisa ser anunciada.] Rabi Yehudá diz: está escrito “sob o Sol”, no entanto, “acima do Sol” coisas novas podem acontecer...

348 – Felizes são aqueles, cujas almas são adornadas quando eles aparecem à presença do Santo Rei, antes de vir ao mundo, [para entrar no corpo]. Porque aprendemos que quando o Santo Abençoado Seja envia as almas para o mundo, todos esses esses espíritos e almas incluem um macho e uma fêmea unidos.

349 – São entregues a um governador, que é o emissário encarregado da concepção humana, cujo nome é Laila. Assim, quando descem ao mundo e são entregues a esse governador, são separados um do outro. Algumas vezes um precede o outro na descida para entrar num corpo humano.

*

O texto revela outros aspectos sobre almas gêmeas, mas deixa claro que “apenas o Criador, o Santo Bendito Seja, sabe quem são as almas gêmeas”, por isso, é Ele quem anuncia.

O Zohar deixa bem claro: não são todos que possuem a bênção de encontrar a alma gêmea nessa vida física. É preciso, acima de tudo, merecer isso, trilhando o caminho espiritual (ambos).

Através do nosso merecimento, devemos procurar nossa alma gêmea, não pensando no que poderemos receber dela, mas tentando nos tornar pessoas cada vez melhores, para poder doar a ela nossa melhor parte.. 

Ou seja, o trabalho não termina ao encontrar a alma gêmea, na verdade, começa aí, uma nova fase, onde o casal se comporta verdadeiramente como uma alma só, compartilhando o amor com os que estão em suas vidas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário