terça-feira, 5 de setembro de 2023

Água Pura Vav, Men, Beth

Água Pura
Vav, Men, Beth
Entre os 72 Nomes Sagrados, esse é usado para purificar as águas da Terra.
Meditar nele também purifica as águas de nosso corpo, despertando em nós as forças da cura e da imortalidade.
Ajuda a fazer amigos e retira uma má influência astrológica.
Torá – “E disse Elohim: juntem-se as águas debaixo do céu em um lugar, e se veja o (elemento) seco. E foi assim. Chamou Elohim ao (elemento) seco, terra, e à reunião das águas chamou mares” (Bereshit 1:9-10)
Bahir - “A água está, em geral, associada à Chesed-Amor, e é nesse sentido que a água é mencionada no primeiro dia da Criação (que corresponde à Chesed). Entretanto, a realização do potencial da água teve lugar no quinto dia, que corresponde à Hod-Esplendor, quando foram criados o peixe e outras criaturas do mar. Nesse contexto, a água indica mudança e livre-arbítrio, sendo esse o nível secundário da Criação. As criaturas do mar foram os primeiros animais criados, e partilham desse conceito de mudança e livre-arbítrio.”
Zohar – As pessoas que estudam a Torá com o propósito de revelar Luz, merecem “água pura” em suas vidas. Aqueles que não fazem isso, ficam com os aspectos amargos da vida.
As palavras do Zohar são o aspecto da água pura que flui da Torá. Sem o Zohar, a Torá é como a terra seca para nós, e não podemos obter nada dela. Quando abrimos o pergaminho na shabat e escutamos as palavras, estamos nos ligando à água pura.
A lição é que quando seguimos à Torá, a ouvimos e a estudamos, estamos nos saciando da “água pura”.

Ferndo Martins

Pode ser uma imagem de o Muro das Lamentações, água e texto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário