sábado, 30 de setembro de 2023

A Última Porção do Pentateuco – Estas São as Bênçãos – Chol Hamoed

A Última Porção do Pentateuco – Estas São as Bênçãos – Chol Hamoed
Esta semana, na lua cheia de Libra (Tishrei) entramos na Festa das Cabanas (Sukot), uma oportunidade para reunirmos Luz Circundante para o ano todo); ao final da Shabat, iniciamos a última porção do Deuteronômio, encerrando o ciclo de leitura do Pentateuco.
Assim como em Pêssach, temos aqui os ‘Dias Intermediários’ (Chol Hamoed), que terminam em Hoshaná Rabá (Grande Hoshaná, em aramaico), que precede o dia no qual manifestamos a alegria de receber a Torá (Shmini Azeret), a derradeira chance de eliminar os Julgamentos que não identificamos no ano anterior: Pitka tová.
Selando a Inscrição no ‘Livro da Vida’.
A porção Vezot HaBrachá (‘Estas são as Bênçãos’) é a única porção da Torá que não é lida em Shabat, pois normalmente a energia das parashot (porções semanais) só pode ser revelada na Shabat.  Contudo, é lida alguns dias depois, ao final dos sete dias de comemoração da Festa das Cabanas, em Simchá Torá (o Regozijo da Torá) que celebra a alegria do recebimento das Leis de Moisés, um dos mais poderosos dias santos.
O poder secreto de Simchat Torá  está em fazer a ligação entre a última porção do Deuteronômio e a primeira porção do Gênesis, Bereshit, construindo assim um elo e estabelecendo um ciclo completo.
A letra final do Pentateuco é o Lamed, e a primeira letra é o Beth; ambas formam a palavra hebraica ‘Lev’ (coração), com o valor numérico de 32, que segundo a Gematria nos remete aos 32 Caminhos da Sabedoria (22 letras e 10 sefirot)
Mais sobre 32 caminhos no link: https://www.facebook.com/photo/?fbid=1961416200691552&set=a.103792139787310
Não importa como vivemos, o que acreditamos, ou que fazemos, a diferença é obtida pelo que está no interior de nossos corações. E nesse caso, nosso coração fica sintonizado com o desapego final de tudo o que não desejamos mais em nossas vidas, encerrando completamente o ciclo do ano que terminou. Ao final de Sukot temos o derradeiro ritual de desligamento dessas energias: Pitká Tová.
Mais sobre esse assunto no link: https://www.facebook.com/photo?fbid=1620676064765569&set=a.103792139787310
A Luz nos traz essa oportunidade como um presente espiritual, imediatamente antes de selarmos definitivamente nosso nome no Livro da Vida. Simchá Torá é como um casamento: a união de Zeir Anpin (o Divino Masculino) com Malchut (o Divino Feminino), entre os dois aspectos da Luz. Participamos e usufruímos desse casamento (que é como o que ocorre na Shabat), sempre com a intenção de receber essa alegria para compartilhar energia de cura e equilíbrio com todos.
Nesse dia, também chamado em hebraico de Shmini Atzeret, nos elevamos acima da ilusão do tempo linear em nosso mundo, para absorver a Luz Circundante (Or Mekif), que irá atuar o ano todo como um escudo e uma proteção contra o caos.
Costumamos fazer uma analogia ao ‘Livro da Vida’, mas é bom ficar claro que, segundo os cabalistas, trata-se do compromisso que selamos com lacre um compromisso para nós mesmos,  no próximo ano.
Ninguém nos julga, a não ser nós mesmos (a centelha imortal do Criador que todos carregamos: nossa alma). Nesse dia, podemos deixar para trás o que não desejamos ,
Abrir nosso coração para ligar a última porção (que representa toda a Torá) e a primeira (a semente da Torá) e cria um ciclo perfeito: essas duas porções pode trazer Luz Circundante para nossas vidas de uma forma que não é possível em nenhum outro momento duranto o restante do ano. A alegria é uma forma muito agradável de realizarmos uma purificação em nossas almas.
Chatimá Tová! 

 

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, acampando e texto que diz "Chol Hamoed os Dias Intermediários Sucot"

Nenhum comentário:

Postar um comentário