quarta-feira, 20 de setembro de 2023

Letras do Mês – Lamed, Semente de Libra

Letras do Mês – Lamed, Semente de Libra
"Lamed é uma consoante, que pertence ao som lingual (“L”). Como imagem simbólica, representa o braço do homem, a asa de um pássaro, aquilo que se estende, se eleva e se desdobra. Como sinal gramatical, se refere ao movimento expansivo, e é aplicada à todas as ideias de extensão, elevação, ocupação e posse. Em hebraico, é também um artigo dirigente, expressando em substantivos ou ações, um movimento de união, confiabilidade, posse ou coincidência.
Seu valor aritmético é 30."
(A Língua Hebraica Restaurada – Fabre d’Olivet – 1815)
Lamed – Símbolo do Ensino e do Propósito
'Como a letra mais elevada, simboliza o Rei dos Reis, o Senhor Supremo. Pela sua posição ao centro do alfabeto, é flanqueada pelo Caf (que alude ao Trono da Glória), e pelo Mem, símbolo da Realeza Divina. As 3 letras juntas formam Mem, Lamed, Caf (Melech) que significa “rei”.
Ela é formada por um Caf, com um Vav sobre ela. O valor numérico de Caf (20) mais o Vav (6), totaliza 26, a mesma soma do Tetragrama Sagrado (o nome capaz de unir todos os outros).
Ensino e Aprendizado
Por sua posição central (décima segunda letra), ela é o coração (Lev – Lamed, Beth) ou centro do alfabeto. Representa Propósito e Transição. Lamed, escreve-se em hebraico como Lamad (Lamed, Mem, Dalet), que se referem tanto a ensinar como a aprender. O fato de ser a letra mais alta, sugere que esse é o propósito mais elevado do homem.
Lamed é a letra mais elevada do alfabeto, e a Torá termina com ela, para nos ensinar que a Torá eleva e glorifica aquele que a estuda com todo o coração ‘Lev’ (Lamed, Beth – letra final e inicial da Torá).
O Talmud observa que não se deve desejar a alguém que parte ‘vá em paz’, que seria BeShalom (Beth, Shin, Lamed, Vav, Mem), e sim: vá ‘na direção’ da paz - LeShalom (Lamed, Shin, Lamed, Vav), como Jetro desejou a Moisés em Êxodo 4:18.'
(A Sabedoria do Alfabeto Hebraico – Rabbi Michael L. Munk)
Tishrei – Pei Lamed
Lamed se eleva para os mundos superiores, enquanto Pei refere-se à nossas bocas, e possui em seu interior um Beth (de bênção em Hebraico); então, em Tishrei,  percebemos que estendemos o braço aos mundos superiores, quando nossas bocas proferem as bênçãos.
Assim despertamos as bênçãos superiores, que se derramam e abençoam o ano que se inicia em Tishrei. 

Nenhuma descrição de foto disponível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário