quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Letras Hebraicas – os "Tijolos" da Criação

Letras Hebraicas – os "Tijolos" da Criação
“É conhecido na literatura cabalista que as letras do alfabeto hebraico foram criadas em primeiro lugar. Em seguida, pelo uso das letras, o Santo Bendito Seja criou todos os mundos.” (Or Torá – Rabi Dov Ber)
“Traduttore, Traditori” – (Tradutor, Traidor)
Um grande mal entendido da humanidade foi acreditar que as as letras hebraicas são simplesmente um alfabeto, para uma linguagem de uso exclusivo de um só povo.
As linguagens espelham contextos, culturas e filosofias diferentes, formas diversas de colocar as ideias e principalmente de sentir as palavras; por isso uma tradução é sempre um comentário, uma interpretação segundo o entendimento do tradutor.
Isso vale em especial para as línguas concebidas para falar do espiritual, como o aramaico, o sânscrito e o chinês antigo. Hoje em dia, precisamos utilizar parábolas, metáforas e analogias com o físico para transmitir esses conceitos espirituais.
"DNA" Espiritual
Rav Berg afirma: “A Torá não é uma coleção de histórias nem um documento da História humana: é um projeto genético que esquematiza as forças espirituais da vida.”
O hebraico origina-se de um conceito ainda mais amplo e antigo: uma linguagem cósmica e universal, passível de ser entendida por todos os seres viventes, porque embutida no DNA físico e espiritual de todos nós. A partir da torre de Babel, esse idioma único perdeu-se, quando as linguagens foram “confundidas” por Elohim. Mas nem tudo desapareceu.
Porque Escaneamos o texto em hebraico
Segundo a sabedoria da Cabalá, as 22 duas letras do alfabeto hebraico não formam um alfabeto para compor palavras; são símbolos que representam Inteligências Cósmicas; os próprios “tijolos” com os quais foi criado o mundo da matéria, são nosso “DNA espiritual”. Isso implica em que além do significado das palavras em si, essas letras, através dos olhos, são "compreendidas por nossa alma”, sem interferência da mente racional.
Por suas formas, ressonância e vibração de seu som, as letras do alfabeto Hebraico atuam como antenas que estimulam e liberam a própria energia da Criação. Cada letra, individualmente, representa uma energia específica. Cada som gerado pela vibração da pronúncia da letra representa uma força energética diferente.
Como exemplo, sobre a letra Pei: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=279515265548329&set=a.103792139787310.9420.100004695724396&type=1&theater
Assim como as diferentes combinações de notas musicais criam acordes, harmonias e melodias diferentes, as várias combinações das letras do alfabeto Hebraico geram diferentes tipos de energia espiritual. Cada sequência de letras hebraicas, remete a um energia primordial diferente.
Tudo isso ocorre acima dos véus racional e emocional, que ficam excluídos desse processo.
Utilizando os códigos fornecidos pela Cabalá, ao passar os olhos pelas letras hebraicas, podemos penetrar no nível genético da Torá, e aplicar essa sintonia em nosso cotidiano, hoje, aqui e agora. 

Pode ser um gráfico de andar, projeto e texto

Nenhum comentário:

Postar um comentário