quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Devocional dia e noite dia 30/08

30 de Agosto
Manhã "Espera no Senhor (…)" (Sl 27:14)
Pode parecer uma coisa fácil esperar, porém é uma
das posturas que o soldado cristão não aprende
senão com anos de ensino. Marchar e apressar o
passo são coisas muito mais fáceis aos guerreiros de
Deus do que ficar parado. Há horas de
perplexidade, quando o espírito mais disposto,
ansiosamente desejoso para servir ao Senhor, não
sabe que parte tomar. Então, o que ele deve fazer?
Irritar-se em desespero? Retroceder em covardia,
virar à direita no medo, ou correr para a frente em
presunção? Nada, mas simplesmente esperar. Mas
espera em oração. Clame a Deus, e coloque o caso
diante dEle; conte-Lhe sua dificuldade e pleiteie Sua
promessa de ajuda. Em dilemas entre um dever e
outro, é doce ser humilde como uma criança e
esperar, com simplicidade de alma, no Senhor. É a
certeza de estarmos bem conosco quando sentimos e
conhecemos a nossa própria loucura, e ficamos
sinceramente dispostos a sermos guiados pela
vontade de Deus. Mas espera em fé. Expresse sua
inabalável confiança nEle, pois a infiel e desconfiada
espera é senão um insulto ao Senhor. Acredite que
se Ele o mantém esperando até a meia-noite, Ele
virá na hora certa; a perspicácia virá e não tardará.
Espere com tranquila paciência, não se rebelando
porque você está sob aflição, mas abençoando teu
Deus por isso. Nunca murmure contra causas
secundárias, tal como os filhos de Israel fizeram
contra Moisés; nunca deseje que você pudesse voltar
novamente para o mundo, mas aceite a questão
como ela é, e coloque-a tal como está, de forma
simples e com todo o seu coração, sem qualquer
vontade própria, nas mãos do Deus da aliança,
dizendo: "Agora, Senhor, não a minha vontade, mas
a Tua seja feita. Eu não sei o que fazer. Estou no
limite, mas esperarei até que unas as inundações (Sl
74:15) ou rechace meus inimigos (Sl 44:5); eu
esperarei se me mantiveres, pois meu coração está
firme apenas em Ti, ó Deus, e meu espírito anseia
por Ti na plena convicção de que ainda serás minha
alegria e minha salvação, meu refúgio e minha
fortaleza".


Noite
"Cura-me, ó Senhor, e sararei (…)" (Jr 17:14); "Eu
vejo os seus caminhos, e o sararei (…)" (Is 57:18)
É prerrogativa exclusiva de Deus remover a doença
espiritual. A doença natural pode ser curada de
modo instrumental pelos homens, mas, ainda assim,
a honra deve ser dada a Deus, que dá virtude aos
médicos e concede poder à mente humana para
remover a doença. Quanto às doenças espirituais,
essas permanecem apenas com o grande Médico;
Ele declara que isso é Sua prerrogativa: "Eu mato, e
eu faço viver; eu firo, e eu saro" (Dt 32:39), e um
dos títulos escolhidos pelo Senhor é Jeová Rafá, o
Senhor que te sara (Ex 15:26). "Eu curarei as tuas
chagas" (Jr 30:17) é uma promessa que não poderia
vir da boca do homem, mas somente dos lábios do
Deus eterno. Por conta disso, o salmista clamou ao
Senhor: "Sara-me, Senhor, porque os meus ossos
estão perturbados" (Sl 6:2); e outra vez: "Sara a
minha alma, porque pequei contra ti" (Sl 41:4).
Assim, o piedoso louva o nome do Senhor, dizendo:
"Ele sara todas as tuas enfermidades" (Sl 103:3).
Aquele que fez o homem pode restaurar o homem;
Aquele que foi o criador da nossa natureza pode
novamente criá-la. Que transcendente conforto é
que, na pessoa de Jesus, "habita corporalmente toda
a plenitude da divindade" (Cl 2:9)! Minha alma,
qualquer que possa ser a tua doença, esse grande
Médico pode curar a ti. Se Ele é Deus, não há
limites ao Seu poder. Venha, então, com os olhos
cegos pelo entendimento obscurecido, com o pé
mancando pela energia desperdiçada, com a mão
mutilada pela fé fraca, com a febre de um
temperamento irritadiço, ou tremendo por conta do
desânimo; apenas venha como estás, pois Ele, que é
Deus, certamente pode te restaurar deste teu mal.
Nada restringirá a virtude curativa que procede de
Jesus, nosso Senhor. Legiões de demônios
reconhecem o poder do amado Médico e nunca
sequer alguém foi confundido. Todos os Seus
pacientes foram curados no passado, e igualmente o
serão no futuro, e tu serás um deles, meu amigo, se
quiseres senão descansar nEle esta noite.
Segundo a Bíblia Hebraica Stuttgartensia, o termo
"Jeová Rafá" (Ex 15:26) decorre do original
hebraico que significa "Eu, o SENHOR, que curo
(ou saro)". (N.T.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário