quarta-feira, 23 de agosto de 2023

As Portas Secretas de Elul

As Portas Secretas de Elul
Descobrir um aspecto negativo é o primeiro passo para lidar com ele.
No mês de Elul,  voltamos o julgamento para dentro, a fim de identificar e avaliar o período que passou, procurar hábitos que não satisfazem mais nossa consciência atual, momentos que não desejaríamos repetir, bloqueios que causamos a nós mesmos e erros com os quais já aprendemos. Essa tarefa é favorecida pela energia cósmica do Autojulgamento.
Nossa parte negativa e escura é composta de bloqueios que impedem o progresso espiritual e o material. Ao localizar esses pontos, damos o primeiro passo para que possamos leva-los a Rosh HaShaná, o primeiro dia do mês de Libra, onde iniciamos a tarefa de dissolvê-los nos 10 dias subsequentes, até Yom Kipur, quando completamos a transformação do Julgamento em Misericórdia.
Quando nos tornamos conscientes desses pontos, começamos a lidar com eles. Porém, isso não completa nosso trabalho. Existe um ditado que descreve bem o que mais devemos procurar:
“A maior arte do demônio é fingir que não existe.”
Muitos aspectos podem estar conosco há tanto tempo (alguns desde a infância, quando não sabíamos como lidar com eles), que não nos damos conta. Por isso é preciso um ‘salto para dentro’: fazer um exame interno imparcial para identificar aquilo que não percebemos mais.
Nesse momento, é bom presumir que exista uma negatividade tão oculta em nosso interior, que perdemos o acesso a ela. Não podemos lidar com aquilo que não reconhecemos em nós.
As Portas Secretas
É como se tivéssemos fechado uma porta interior, e com o tempo, esquecêssemos até mesmo a existência da porta. A chave para abri-la está disponível durante o mês de Elul, mas precisamos fazer um movimento para descobrir a porta interior.
“Todas as respostas estão dentro de nós”.
Existem dois, entre os 72 Nomes Sagrados, que nos ajudam:
Iud, Chet, Vav – Revelando o Lado Escuro
Esse Nome faz com que a Luz brilhe em nossas vidas. Acessamos o poder de reconhecer as forças negativas ocultas dentro de nós. Através do poder despertado por esse Nome, elas se dissolvem. Acessamos aquelas energias que não enxergamos normalmente.
O valor numérico é 24, a mesma soma de ‘Ele que me ama’ e ‘Aquele a quem amo’, por isso traz a consciência do amor do Criador por mim e meu amor por Ele; também a mesma soma de ‘abundância’, e passamos a usufruir da manifestação dessa energia em nossas vidas.
Mem, Iud, Chaf – Revelar o Oculto
Essa combinação de letras nos traz o poder de observação e a habilidade para enxergar a verdade... e a coragem para lidar com ela. Revela nossos aspectos que habitualmente não enxergamos. Também nos protege nas viagens, e em empreitadas perigosas.
As letras dessse nome somam 70, a mesma soma da palavra “Sod” (Samech/60, Vav/6 e Dalet/4) que em hebraico significa “segredo” ou “oculto”. É muito boa para facilitar o entendimento e a compreensão dos segredos da Cabalá e dos Ensinamentos espirituais. 

Pode ser uma imagem de hera e o Muro das Lamentações

Nenhum comentário:

Postar um comentário