sexta-feira, 23 de junho de 2023

Ruach HaKadosh – O Vento do Espírito Santo

Ruach HaKadosh – O Vento do Espírito Santo
Zohar Chukat – “Girando e girando vai o vento”
Rabi Shimon diz que o verso desse título significa o Espírito (Ruach – tb ‘vento’ em hebraico) Santo que circula em duas direções para aderir ao corpo. Ele se refere aos três Patriarcas que formam a Carruagem Sagrada e diz que David é o espírito que está ligado a eles em completação perfeita, para que todos formem uma perfeita e completa Carruagem Sagrada, Rabi Shimon conclui dizendo que todas as palavras do rei Salomão são recitadas nos mais internos recônditos da câmara sagrada por que escondem uma sabedoria mais profundo do que as pessoas são capazes de perceber.
47 – “e em seus circuitos o vento retorna” (Ibid). [Ele pergunta:] O que são ‘seus circuitos’? [Ele responde:] Eles se referem aos Patriarcas, que são a Carruagem Sagrada. São três, e David é o espírito (vento), o quarto que está ligado a eles de maneira a formar uma perfeita e completa Carruagem Sagrada. [Sobre David que se elevou para ser incluído na Carruagem Superior], está escrito: “a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se o alicerce da quina” (Salmos 118:22)
48 – Porque as palavras do rei Salomão são envoltas em sabedoria, todas (são recitadas) nos recessos mais internos da Câmara Sagrada. As pessoas não prestam atenção para observá-las e simplesmente vêem suas palavras como as que são ditas por qualquer outra pessoa. E se for assim, porque é louvado Salomão e sua sabedoria acima de outras pessoas? Certamente, cada palavra e dizer de Salomão, o rei, está envolta em sabedoria.
*
Aqui temos o quarto elemento, chamado o Espírito Santo (Ruach HaKadosh em hebraico), personificado pelo rei David (Ruach, em hebraico significa ‘vento’ e também ‘espírito’), que gira, envolve, e completa as colunas superiores da Árvore da Vida, tornando-as a Carruagem perfeita para a manifestação dos mundos superiores em nosso mundo, e por isso é chamado também de ‘alicerce’.
Quando nosso mundo se eleva na Shabat, torna-se um ‘vento divino’ capaz de unir e trazer sentido ao mundo espiritual, para que o manifestemos aqui.
Assim como o elemento Terra é formado pelos 3 elementos sem forma (Água-Chêssed-Direita, Fogo-Guevurá-Esquerda, e Ar-Tifêret-Centro), também o nosso mundo físico, Malchut, é formado pelas 3 Colunas da Árvore da Vida, e manifesta todos os outros no plano material.
Movidos pelo Vento Sagrado do Espírito Santo, podemos unir todos os outros, e trazer o divino do físico, realizando a missão de nossas almas.

Fernando Martins

Pode ser uma imagem de tornado e texto

Nenhum comentário:

Postar um comentário