domingo, 25 de junho de 2023

OG – O Gigante de Bashan

OG – O Gigante de Bashan
(Salmo 135)  “Ele destroçou muitas nações e exterminou reis poderosos, como Sichon, o rei dos amoreus, Og, o rei de Bashan, e de todos os reinos de Canaã...”
O rei Og, dos amoritas, era monarca de Bashan, e foi morto por Moisés e seus homens na batalha de Edrei. Na literatura árabe ele é referido como “Og, filho de Anac” (Anac sendo uma filha de Adão na tradição islâmica).
Og é citado no livro de Números (cap 21:33) como soberando de Bashan, um reino com 60 cidades providas de muralhas, cuja capital era Ashtaroth,
e muitas outras desprovidas de muralhas:
“E voltaram e subiram  pelo caminho de Bashan, e saiu Og ao seu encontro, ele, com todo o seu povo, à batalha, em Edrei. E disse o Eterno a Moisés: Não o temas porque em tua mão o entreguei, a ele, a todo o seu povo e sua terra, e lhe farás o que fizeste a Shichon, rei do Emoreu, que habitava em Chesbon.” ~ Números 21:33-35
O Zohar nos questiona no capítulo 12 da porção Chukat:
‘Não  o temas’
Por que Moisés deveria teme-lo, quando nenhum povo tinha vencido os israelitas em Canaã? A explicação se encontra no Zohar, 12:85:
86- ‘Og caminhou com Abraão juntamente com todo o seu povo, quando Abraão foi circuncidado (Bereshit 17:26); e também foi circuncidado com Abraão e recebeu também o sinal sagrado. Assim que Og viu Israel se aproximando, pensou consigo: “Eu certamente realizei o preceito válido para eles” (pois havia sido circuncidado perante o patriarca Isaak.  E acreditou que isso o deixaria a salvo.
87 – Nesse momento, Moisés temeu. Como poderia retirar as impressões recebidas por Abraão? “minha mão direita (que era Aarão) pereceu, e a direita seria necessária para vencer ali...”
 *
Por isso o Criador disse: “não o temas, não temas o sinal dele, e até a direita não é necessária, pois eu o entreguei na tua mão, a tua esquerda o arrancará do mundo, pois ele mutilou o seu registro, e quem quer que mutile esse sinal é adequado para ser retirado do mundo.     ~Chok le Israel – Chukat (Preceito)
*
88 – Imediatamente o Santo Abençoado Seja disse: “Não o temas... pois o entreguei em suas mãos. Sua mão esquerda vai retirá-lo do mundo, pois Og corrompeu o pacto sagrado e quem quer que faça isso deve ser estirpado desse mundo... e embora ele fosse poderoso como filho de poderosos e apesar de querer destruir Israel, ele (Og) caiu nas mãos de Moisés e foi aniquilado.”
89 – Por isso Israel aniquilou a todos eles, seus filhos, seu povo e tudo que pertencera a eles, conforme está escrito:  ‘E o feriram, a seus filhos e todo o seu povo, até que nenhum ficou restando, e herdaram sua terra.
‘Conquistamos todas as 60 cidades no reinado de Bashan. Nenhuma delas escapou... destruímos completamente o reino de Bashan, assim como derrotamos o rei Sihon de Chesbon. Destruímos todas as pessoas em todas as cidades que conquistamos – homens, mulheres e crianças... mas mantivemos os animais para nós, e saqueamos todas as cidades.’
*
O rei Og de Bashan era um dos últimos Refaim, os ‘gigantes’ provenientes do cruzamento entre anjos e humanos. Seu leito era feito de ferro e media mais de 4 metros por 2 de largura, aqui representada numa ilustração da Idade Média.
Mais sobre os Refaim:
https://www.facebook.com/photo/?fbid=1048055858694262&set=a.760879674078550
sobre os Nefilim:
https://www.facebook.com/photo/?fbid=2345763132256855&set=a.103792139787310

Fernando Martins

Pode ser uma imagem de texto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário