segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Para vencer é necessário ter estratégias...

Pensamento:
A maior revolução da nossa geração é a descoberta de que os seres humanos, ao mudarem as atitudes internas de suas mentes, podem mudar os aspectos externos de suas vidas.
William James
Mensagem:
Bom Dia

Não é segredo de que as pessoas que desejam vencer na vida, em qualquer área, necessitam de algumas senão muitas estratégias, seja para o mundo profissional quanto no campo pessoal.

Diante disso surgem algumas dúvidas sobre qual ou quais seriam as estratégias adequadas para enfrentar tantos desafios que podem surgir todos os dias?

Como o ser humano é dotado de uma capacidade muito grande de aprendizagem através da observação, vou sugerir para você que conheça, aprenda e aplique a estratégia do golfinho.

Não fique espantado aí com essa carinha de Ahhhh... Aí vem ele com mais uma comparação da vida das pessoas com algum animalzinho!

Claro que é uma interessante metáfora que pode ensinar muito sobre estratégias.

Vamos ao que realmente interessa, não é mesmo

A “Estratégia do Golfinho” é baseada num estudo realizado por Dudley Lynch e Paul L. Kordis, o primeiro é presidente da Brain Technologies Corporation e Paul é gerente de treinamento da Hewlett-Packard Companym, ambas dos EUA.

Eles fizeram uma comparação do comportamento humano com os hábitos de três animais aquáticos.

Os três animais são na realidade, três peixes: a carpa, o tubarão e o golfinho. Cada qual com suas atitudes específicas.

De acordo com essa analise que eles fizeram. A carpa e o tubarão demonstram duas atitudes ultrapassadas e o golfinho tem uma atitude nova frente aos contínuos e inéditos desafios de um mundo em constante mudança.

De acordo com essa ideia:

A carpa foge dos problemas e evita perder, freando todo o seu desenvolvimento e podendo contaminar com seu pessimismo, as pessoas ao seu redor.

O tubarão é competitivo e agressivo, desconsiderando os outros, querendo, obter o máximo de ganho sobre os outros sempre.

Estas atitudes estão fadadas ao fracasso, porque, atualmente não podemos mais fugir dos desafios nem agir fora de um espírito de equipe e colaboração.

Por este motivo que os pesquisadores sugerem uma nova forma de agir para os tempos atuais, que se chama “estratégia do golfinho”.

Esta estratégia valoriza ao máximo o potencial humano, que pode ser usado com elegância, inteligência e estratégia.

As ferramentas para esta realização estão na flexibilidade e na criatividade, sendo que estas capacidades (bem como toda a estratégia do golfinho) podem ser desenvolvidas nas pessoas através de treinamentos.

Podemos dizer que a pessoa que desenvolve a estratégia do golfinho está sempre num estado de prontidão para as mudanças e para os novos desafios.

As mudanças estão se acelerando em todas as áreas conhecidas. A pessoa que quiser preparar-se para o futuro - que se aproxima cada vez com maior rapidez - precisa ser flexível para estas mudanças.

E então o que você achou das atitudes de cada personagem que foram apresentadas para você aqui?

Você conhece e convive com alguém que tem destacada alguma das características apresentadas neste texto?

Pense nisso...

Tenha um Bom Dia HOJE !

Sigmar Sabin
Professor e Aprendiz da vida
Fale comigo: sigmarsabin@bomdiahoje.com.br

Indique o site do Bom Dia HOJE: http://www.bomdiahoje.com.br para seus amigos, colegas e conhecido.

Solicite que se cadastrem GRATUITAMENTE!

Participe de página do Bom Dia HOJE no FACEBOOK: http://www.facebook.com/pages/Bom-Dia-HOJE/295546597124662

Siga o Bom Dia HOJE no Twitter: @bomdiahoje ou www.twitter.com/bomdiahoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário