domingo, 9 de junho de 2024

Segredos do Zohar – Israel: Palavra Código

Segredos do Zohar – Israel: Palavra Código
Afirma Rav Berg, no comentário sobre o Zohar:
"O termo Israel é um código para ‘alma humana’, refere-se à pessoa bem sucedida em restringir os desejos de seu corpo a favor dos anseios de sua alma."
A Purificação no Egito
Zohar Shemot – “Por que o exílio, e por que o Egito”
Sinopse:
Rabi Elazar começa a discussão perguntando a seu pai por que o Eterno permitiu que Israel fosse para o exílio, e por que para o Egito. Em seguida, é incentivado por Rabi Shimon a responder: ele afirma que se Israel fosse assimilada por outras nações, o mundo inteiro seria prejudicado. Por isso, o Eterno permitiu que Israel vagasse pela terra, até se estabelecer no Egito. Como os egípcios os odiavam e desprezavam seus costumes, não queriam misturar-se a eles, e as tribos se aperfeiçoaram completamente no interior da Semente Sagrada (sem nenhuma mistura com estrangeiros).
Importância desse trecho:
As outras nações do mundo correspondem a todos os nossos desejos negativos, nascidos do ego. Forças angélicas negativas governam e incitam essas vontades negativas, enquanto a Luz do Criador inflama a Luz de nossa alma.
Utilizando o poder do Sistema de Três Colunas, o livre arbítrio para resistir ao egoísmo, podemos purificar a nós mesmos e conquistar a libertação de nossas inclinações autoindulgentes, que em terminologia cabalista, são conhecidas como “Egito”.
A purificação e a grandeza espiritual são adquiridas quando entramos no caos desse mundo (Egito) e quando confrontamos voluntariamente nossos impulsos autocentrados, usando a sabedoria da Cabalá para erradicar cada grama de egoísmo de nosso ser. A purificação brota da Luz trazida por esses versos antigos. A perfeição que é nosso destino desde o nascimento do cosmos é adquirida através de nossa interação com esses versos.
*
“Levantou-se sobre o Egito um novo rei, que não conhecia Iossef” (Shemot 1:8)
“Tão logo José morreu, os olhos dos israelitas também foram fechados, assim como seus corações. E começaram a perceber a dominação dos estrangeiros” afirma um texto rabínico.
Na tradição oral, somente quando Levi (o último dos irmãos e portador da tradição) morreu os egípcios passaram a oprimir os israelitas. Isso é visto simbolicamente na perda dos campos e vinhas dados por Iossef aos seus irmãos. O novo faraó forçou os israelitas a se submeterem a um regime cada vez mais estreito.”
Foi nesse ambiente que surgiu Moisés, o Pastor Fiel, vindo com a missão de conduzir seu povo.

Pode ser uma imagem de a Grande Esfinge de Gizé e texto

Nenhum comentário:

Postar um comentário