sábado, 29 de junho de 2024

Histórias da Cabalá - A Melhor Oração

Histórias da Cabalá - A Melhor Oração
Conta-se que um rabino muito piedoso e afamado procurava aperfeiçoar sua forma de orar, e acreditava ter conseguido. Em sonhos, apareceu um anjo, e o rabino perguntou se a forma que orava era a forma mais perfeita de dirigir uma oração ao Criador. O anjo respondeu que sua oração era muito boa, mas que havia alguém cujas orações eram melhores.
Depois de acordar, o rabino resolveu aperfeiçoar ainda sua forma de rezar. Colocou empenho nisso, procurando usar toda a sua “kavanah” (intenção) no ato de rezar, na voz e na postura.
Algum tempo depois, o anjo tornou a aparecer em seu sonho, e ele perguntou novamente.O mensageiro respondeu que ainda havia alguém cuja oração agradava mais ao Criador; disse onde era a sinagoga na qual esse homem orava, e deu-lhe também o nome.
Procurando a melhor forma de louvar o Criador, o rabino, assim que foi possível, viajou até a cidade mencionada e foi até a sinagoga, perguntando pela pessoa cujo nome recebera. Porém, ninguém soube informar quem era.
Na ocasião da Shabat, o rabino retornou à sinagoga, onde fez suas orações, depois continuou perguntando sobre o nome fornecido no sonho, até que foi informado que de fato, havia um homem com aquele nome, e lhe indicaram um humilde pescador, nos fundos da sinagoga.
Depois das orações terminadas, o rabino foi até ele, apresentou-se e quis saber como ele orava. O pescador, de olhos baixos, respondeu:
- Ah, rabino, não sou uma pessoa estudada, nem tive a chance de aprender a ler. Então apenas sei as dez primeiras letras.
- Mas como você reza? – insistiu o rabino.
- Bem, rabino... Não aprendi as orações, então apenas fico repetindo as dez letras que sei, e peço ao Criador que as coloque na ordem que mais Lhe seja agradável.
O rabino, então, emocionado, abraçou o pescador humilde.
 Finalmente entendera a mensagem do anjo.
*
"Não são os rituais, é a pureza da nossa intenção." 

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto

Nenhum comentário:

Postar um comentário