sábado, 15 de junho de 2024

Devocional dia e noite dia 15/06

15 de Junho
Manhã
"E disse Sara: Deus me tem feito riso; todo aquele
que o ouvir se rirá comigo" (Gn 21:6)
Foi muito acima do poder da natureza, e mesmo
contrário as suas leis, que a idosa Sara fosse honrada
com um filho; e, da mesma forma, além de todas as
regras naturais, eu, um pobre, desamparado e
destruído pecador, achei graça para comportar em
minha alma a habitação do Espírito do Senhor
Jesus. Eu que, uma vez desesperado, era, por minha
natureza, tão seco, e murcho, e estéril, e
amaldiçoado como um imenso deserto, também fui
feito para dar frutos de santificação. Bem que minha
boca se encheu de riso por causa da singular e
surpreendente graça que recebi do Senhor, pois
encontrei Jesus, a semente prometida, e Ele é meu
para sempre. Neste dia, eu levantarei salmos de
triunfo para o Senhor que lembrou da minha
humilhação, porque "meu coração exulta ao Senhor,
o meu poder está exaltado no Senhor; a minha boca
se dilatou sobre os meus inimigos, porquanto me
alegro na tua salvação" (1Sm 2:1).
Eu gostaria que todos aqueles que ouvem o meu
grande livramento do inferno, e minha mais
abençoada visita do alto, rissem de alegria comigo;
eu surpreenderia meus familiares com minha paz
abundante; eu alegraria meus amigos com minha
felicidade cada vez maior; eu edificaria a Igreja com
minhas confissões de gratidão; e, inclusive,
impressionaria o mundo com a alegria da minha
conversa diária. Bunyan nos diz que "Misericórdia"
riu durante o sono, e não é de se admirar, uma vez
que ela sonhou com Jesus; minha alegria não irá
parar repentinamente enquanto meu Amado for
tema dos meus pensamentos diários. O Senhor Jesus
é um profundo mar de alegria; minha alma mergulha
nesse mar, sendo engolida nas delícias de Sua
comunhão. Sara contemplou seu Isaque, e riu-se
com excesso de entusiasmo, e todos os seus amigos
riram com ela; e tu, minha alma, olhe para o teu
Jesus, e convide céu e terra a se unirem em tua
alegria indizível.
"Misericórdia" é um personagem do livro "O
Peregrino", escrito pelo pregador John Bunyan
(1628 - 1688), publicado na Inglaterra, em 1678.
(N.T.)


Noite "(…) o que abre, e ninguém fecha (…)" (Ap
3:7) Jesus é o guardião das portas do paraíso, e,
diante de cada alma crente, Ele coloca uma porta
aberta que nenhum homem ou demônio será capaz
de fechar. Que alegria será descobrir que a fé nEle é
a chave de ouro para as portas eternas. Minha alma,
porventura levas essa chave no teu seio, ou estás
confiando em alguma enganosa gazua que irá lhe
falhar ao final? Ouça esta parábola do pregador e
lembre-se dela: o grande Rei fez um banquete, e
proclamou a todo o mundo que ninguém entraria
senão aqueles que trouxessem consigo a mais bela
flor que floresce. Os homens avançaram sobre o
portão em milhares, trazendo cada um a flor que
mais estimava ser a principal do jardim; contudo,
aos montes, foram sendo expulsos da presença real e
não entraram nos salões festivos. Alguns têm em
suas mãos a mortífera beladona da superstição;
outros, as ostentosas papoulas de Roma, ou a cicuta
da justiça própria; porém, essas não são flores caras
ao Rei; os seus portadores serão excluídos dos
portões de pérolas. Minha alma, recolheste a Rosa
de Sarom (Ct 2:1)? Exibes tu constantemente o lírio
dos vales em teu seio? Se assim for, quando vieres
até as portas do céu, saberás o valor delas, pois terás
apenas de mostrar essas flores escolhidas e o
Porteiro irá lhe abrir; nem por um momento Ele
negará tua admissão, pois, para esta rosa, o Porteiro
sempre abre. Tu encontrarás o teu caminho, com a
rosa de Sarom em tua mão, até o trono do próprio
Deus, pois o próprio céu não possui coisa alguma
que exceda sua radiante beleza; de todas as flores
que florescem no paraíso, não há outra que possa
rivalizar com o lírio dos vales. Minha alma, pela fé,
segure em tua mão a rosa vermelho-sangue do
Calvário; pelo amor, exiba-a; pela comunhão,
preserve-a; pela vigilância diária, faça-a teu tudo, e
serás bem-aventurado acima de toda a felicidade,
feliz além do sonho. Jesus seja meu para sempre,
meu Deus, meu céu, meu tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário