quarta-feira, 12 de junho de 2024

Devocional dia e noite dia 12/06

12 de Junho
Manhã "(…) Pesado foste na balança, e foste
achado em falta" (Dn 5:27) É bom frequentemente
pesar-nos na balança da Palavra de Deus. Você irá
descobrir que é um sagrado exercício ler algum
salmo de Davi e, à medida que você medita sobre
cada verso, perguntar a si mesmo: "Posso dizer isso?
Já senti o que Davi sentiu? Tem sempre o meu
coração sido quebrantado por causa do pecado
como foi o dele quando escreveu seus salmos
penitenciais? Tem sido minha alma cheia de
verdadeira confiança na hora da dificuldade como
foi a dele quando cantou as misericórdias de Deus
na caverna de Adulão (1Sm 22:1), ou nos lugares
fortes de En-Gedi (1Sm 23:29)? Tomei eu o cálice
da salvação e invoquei o nome do Senhor?" (Sl
116:13). Em seguida, repare a vida de Cristo e,
enquanto você a lê, pergunte-se o quão longe você
está conformado a Sua semelhança. Esforce-se para
descobrir se você tem a mansidão, a humildade, o
espírito encantador que Ele constantemente
demonstrou. Tome, então, as epístolas, e veja se
você pode ir com o apóstolo naquilo que ele disse
sobre sua experiência. Alguma vez você já gritou
como ele: "Miserável homem que eu sou! quem me
livrará do corpo desta morte?" (Rm 7:24). Alguma
vez você já sentiu a auto-humilhação dele? Você já
pareceu a si mesmo ser o principal dos pecadores
(1Tm 1:15), o mínimo de todos os santos (Ef 3:8)?
Você conhece alguma coisa de sua devoção? Você
poderia se juntar a ele e dizer: "Porque para mim o
viver é Cristo, e o morrer é ganho" (Fp 1:21)? Se
nós, portanto, lendo a Palavra de Deus como um
teste da nossa condição espiritual, tivermos um bom
motivo para parar muitas vezes, e dizer: "Senhor, eu
sinto que ainda nunca estive aqui; ó, traze-me aqui!
Dá-me verdadeira penitência como esta que li; dá-
me uma fé verdadeira; dá-me um caloroso zelo;
inflama-me com um amor mais fervoroso; concede-
me a graça da mansidão; torna-me mais semelhante
a Jesus. Não me deixe ser 'achado em falta' quando
pesado na balança do santuário, para que eu não
seja achado nas escalas de julgamento". Julgai-vos a
vós mesmos para que não sede julgados.


Noite "Que nos salvou, e chamou com uma santa
vocação (…)" (2Tm 1:9) O apóstolo usa o tempo
verbal adequado ao dizer: "Que nos salvou". Os
crentes em Cristo Jesus estão salvos. Eles não são
vistos como pessoas que estão em um estado de
expectativa, que podem vir a ser salvos, mas eles já
estão salvos. A salvação não é uma bênção para ser
apreciada sobre o leito de morte ou para ser cantada
em um estado futuro no céu, mas uma questão a ser
obtida, recebida, garantida e aproveitada agora. O
cristão está perfeitamente salvo pelo propósito de
Deus; Deus ordenou-lhe a salvação, e esse propósito
está completo. Ele está salvo também quanto ao
preço que foi pago por ele; "está consumado", foi o
grito do Salvador antes de morrer. O crente também
está perfeitamente salvo no propósito da aliança,
pois assim como caiu em Adão, agora ele vive em
Cristo. Essa completa salvação é acompanhada por
uma sagrada vocação. Aqueles a quem o Salvador
salvou na cruz serão, no devido tempo, eficazmente
chamados pelo poder de Deus-Espírito Santo à
santificação; eles deixam os seus pecados; eles se
esforçam para serem como Cristo; eles escolhem a
santidade, não por imposição, mas pelo esforço de
uma nova natureza que os leva a se alegrarem nela
tão naturalmente como antes se alegravam no
pecado. Deus não os escolheu nem os chamou
porque eram santos, mas para que pudessem ser
santos, e a santidade é a beleza produzida por Sua
própria obra neles. As excelências que vemos em
um crente são tanto obras de Deus como da própria
expiação. Assim, é revelada mais docemente a
plenitude da graça de Deus. A salvação deve ser pela
graça, porque o Senhor é dela o autor; e qual motivo
senão a graça poderia movê-Lo a salvar o culpado?
A salvação deve ser pela graça, porque o Senhor
atua de tal maneira que a nossa justiça é para sempre
excluída. Tal é o privilégio do crente: uma presente
salvação; tal é a evidência de que ele é chamado a
ela: uma vida santa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário