domingo, 2 de junho de 2024

Devocional dia e noite dia 02/06

02 de Junho
Manhã
"Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o
Espírito contra a carne (…)" (Gl 5:17)
No coração de cada crente há uma luta constante
entre a velha e a nova natureza. A velha natureza é
muito ativa e não perde uma oportunidade para
utilizar todas as armas de seu mortífero arsenal
contra a graça recém-nascida; enquanto isso, do
outro lado, a nova natureza está sempre vigilante
para resistir e destruir seu inimigo. A graça dentro
de nós vai empregar oração e fé, esperança e amor,
para expulsar o mal; para isso, ela toma "toda a
armadura de Deus" (Ef 6:11) e luta fervorosamente.
Essas duas naturezas opostas nunca deixarão de
lutar enquanto estivermos neste mundo. A batalha
de "Cristão" contra "Apolion" durou três horas, mas
a batalha do cristão contra si próprio dura todo o
caminho entre o "Portão Estreito" e o rio Jordão. O
inimigo está tão firmemente arraigado dentro de nós
que nunca será expulso enquanto estivermos neste
corpo; contudo, apesar de estarmos de tal modo
sitiados, e muitas vezes em um doloroso conflito,
temos um Todo-Poderoso Ajudante, Jesus, o
Capitão da nossa salvação, que está sempre conosco
e nos garante que sairemos, ao final, mais do que
vencedores por meio dEle (Rm 8:37). Com essa
ajuda, a natureza recém-nascida é mais que capaz
contra seus inimigos. Está você hoje lutando com o
adversário? É Satanás, o mundo e a carne, tudo
contra você? Não desanime nem se assuste. Lute!
pois o próprio Deus está contigo; Jeová Nissi é a sua
bandeira (Ex 17:15) e Jeová Rafá é quem cura as
suas enfermidades (Ex 15:26). Não temas; você
vencerá, pois quem pode derrotar a Onipotência?
Lute, "olhando para Jesus" (Hb 12:2), e, apesar de
longo e severo ser o conflito, doce será a vitória, e
gloriosa a recompensa prometida.
"Cristão", "Apolion" e "Portão Estreito" são
referências ao livro "O Peregrino", escrito pelo
pregador John Bunyan (1628 - 1688), publicado na
Inglaterra, em 1678. (N.T.)
De acordo com o “Strong's Hebrew and Greek
Dictionaries”, a expressão "Jeová Nissi" (Ex 17:15)
traduz-se por "O SENHOR minha bandeira". (N.T.)
Segundo a Bíblia Hebraica Stuttgartensia, a
expressão "Jeová Rafá" (Ex 15:26) decorre do
original hebraico que significa "Eu, o SENHOR,
que curo (ou saro)". (N.T.)


Noite "(…) Bom Mestre (…)" (Mt 19:16) Se o
jovem do Evangelho usou esse título ao falar com
nosso Senhor, quão mais apropriadamente poderei
eu assim tratá-Lo! Jesus é, de fato, meu Mestre em
dois sentidos: um Mestre de comando e um Mestre
de ensino. Tenho prazer tanto em cumprir Suas
incumbências como em sentar aos Seus pés. Eu sou
tanto Seu servo como Seu discípulo, e considero
minha maior honra possuir essa dupla natureza. Se
Ele me perguntar porque O chamo "bom", eu tenho
uma resposta pronta. É verdade que "não há bom
senão um só, que é Deus", mas Ele é Deus, e toda a
benevolência da Divindade brilha nEle. Em minha
experiência, eu O considero bom, tão bom, na
verdade, que todo o bem que já chegou a mim veio
por meio dEle. Ele foi bom para mim quando eu
estava morto no pecado, pois me ressuscitou pelo
poder do Seu Espírito; Ele tem sido bom para mim
em todas as minhas necessidades, provações, lutas e
tristezas. Não poderia haver melhor Mestre, pois
Seu culto é liberdade, Seu mandamento é amor; eu
gostaria de ser uma milésima parte tão bom como
servo. Quando Ele me ensina como meu Mestre, Ele
é indescritivelmente bom; Sua doutrina é divina, Sua
forma é condescendente, Seu espírito é a própria
suavidade. Nenhum erro se mistura com Sua
instrução; pura é a verdade de ouro que Ele traz e
todos os Seus ensinamentos levam à bondade,
santificando como também edificando o discípulo.
Anjos O consideram um bom mestre e prestam-Lhe
deferência aos Seus pés. Os antigos santos
demonstram que Ele era um bom Mestre, e cada um
deles se alegrava em cantar: "Eu sou Teu servo,
Senhor!" (Sl 116:16). Meu próprio humilde
testemunho certamente tem o mesmo significado.
Darei esse testemunho diante de meus amigos e
vizinhos para que eles possam ser levados a buscar o
meu Senhor Jesus como o Mestre deles. Ó, que eles
o façam! Eles nunca se arrependerão de tão sábia
ação. Se apenas tomarem o Seu suave jugo, eles se
encontrarão em um tão real exército que se
alistariam nele para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário