Lech Lechá - Deixar Tudo para Trás
“Anda de tua terra, e de tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que te mostrarei.”
Os cabalistas explicam que o Eterno está dizendo a Abraão para começar uma jornada interna, além da jornada física.
Comenta Rav Berg:
Abraão é um símbolo da conquista do desejo de receber para si mesmo. Quando a pessoa atinge esse nível – no instante preciso em que ela resolve ir contra o desejo de receber apenas para si, o Eterno faz uma conexão conosco. Quando Abraão toma essa decisão, instantaneamente se torna sagrado. Portanto, o que o Eterno pede a nós não é que nos tornemos justos de uma hora para outra, mas que tomemos a decisão de deixar para trás os desejos do ego.
Confiar na Luz
Não é fácil... deixar para trás a vida à qual estamos acostumados é muito difícil. Porém, por esse motivo, ganhamos tanto ao fazer isso. Quando, por exemplo, deixamos de falar com má intenção, ou de demonstrar raiva, recebemos uma quantidade enorme de Luz. Como afirmou Vilna Gaon: conquistar os desejos do ego é o trabalho mais importante que podemos fazer. Quando tomamos essa decisão, nos abrimos para receber a Luz.
Nem tudo o que acreditamos ser real, é real. Algumas das coisas que tomamos como realidades são as mais irreais do mundo, e são exatamente essas que precisamos deixar para trás.
É o que podemos aprender nessa porção semanal.
Lech Lecha "Anda da tua terra e da casa de teu pai"
Antes que a alma saia do Mundo superior, comparece perante o Criador e promete seguir o caminho espiritual e realizar sua transformação.
Entretanto, as pressões do mundo da matéria são tão intensas, que esquecemos nosso propósito verdadeiro na vida e sucumbimos às ilusões sedutoras da existência física. Poder, prestígio, cobiça, riqueza e autoindulgência são tentações poderosas durante nosso crescimento.
*
A Casa de Teu Pai
Aqui, além do que foi dito, existe um outro segredo:
Toda a Luz que vem do mundo Infinito, entra através de Keter, e se manifesta em Chochmá- Sabedoria, também chamada o Pai Divino. Uma sefirá na qual a Luz se apresenta em estado bruto e latente; onde ainda não existe o impossível.
De lá segue para a sefirá Biná-Inteligência, também chamada de Mãe Divina, ou Paraíso, através dos 50 canais de Entendimento.
Quando as almas deixam a "casa de nossos pais" é o início de sua jornada para o mundo físico, para realizar aqui nossa correção, através de ações que tenham o poder de realizar a Autotransformação.
Sair da Zona de Conforto
Esse é o início da jornada da Alma, como foi o início da viagem de Abraão. Ter tudo o que precisa, e ainda assim, sair da zona do conforto, para buscar nosso merecimento e dessa forma, elevar a si mesma (e toda a humanidade), por vontade própria, para retornar ao Paraíso e merecê-lo.
Escanear essa porção da Bíblia nos traz a Luz que precisamos para reavivar nosso desejo de permanecer fiéis ao propósito original de seguir nosso caminho espiritual.
Isso traz alegria às nossas almas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário