domingo, 24 de novembro de 2019

Toldot - Gerações

Toldot - Gerações
“Seria preferível a pessoa não ter nascido do que estudar a Torá apenas da forma literal.”
Shimon Bar Iochai, autor do Zohar.

O Estudo da Torá
‘A Torá não é um coleção de histórias nem um documento da história humana: ela é um projeto genético que esquematiza as forças espirituais da vida. Usando a Cabalá como chave, podemos penetrar no nível genético da Torá.’
Rav Berg

Zohar Toldot “E essas foram as gerações de Isaak”
Comenta Rav Berg:
‘Rabbi Chiya nos leva ao entendimento da relação entre o Criador e a Torá. Aprendemos como o mundo é sustentado pelo estudo da Torá, e porque é nosso dever supremo continuar esse estudo.’

‘O “estudo da Torá” não se refere a um estudo com abordagem intelectual ou acadêmica dos milhares de palavras do pergaminho. Aos olhos dos cabalistas, a Torá é compreendida como o meio de expressão da energia do Criador em nossa dimensão física de existência. O pergaminho, a tinta negra como carvão e as letras primitivas são os intrincados componentes de um instrumento de comunicação divina, servindo a um propósito específico: ajudar os estudantes de boa vontade a extirpar suas falhas de caráter, para adquirir similaridade de natureza, e assim aproximação da Luz do Criador.’
*
A leitura ao pé da letra e as más traduções da Bíblia provocaram, nos últimos dois mil anos, separação, guerras ‘santas’ e desentendimento entre os homens ‘religiosos’, levando-os inclusive a “matar em nome de Deus’.

Essa não é a forma correta de utilizar um texto sagrado, que prega, amor e união.
Mais sobre o Pardes, (o Pomar), acróstico utilizado para as 4 formas de se abordar o texto da Torá, no link:

Sod (segredo, oculto) é a forma de leitura que utiliza os códigos fornecidos pelo Zohar, e trazem as chaves para sua compreensão; isso transforma o texto em informações e ferramentas que podemos aplicar, hoje, aqui e agora, para melhorar nossas vidas e realizar as transformações que nossas almas vieram fazer no mundo físico.
Um dos 72 Nomes Sagrados, nos auxilia:
Mem, Iud, Chaf – Revelar o Oculto
Especialmente recomendada para se meditar antes de estudar o Zohar, pois ajuda a desvendar seus profundos códigos e mistérios.
As letras dessse nome somam 70, a mesma soma da palavra “Sod” (Samech/60, Vav/6 e Dalet/4) que em hebraico significa “oculto” ou “não revelado”. É muito boa para facilitar o entendimento e a compreensão dos segredos da Cabalá e dos ensinamentos espirituais.
Essa combinação de letras nos traz o poder de observação e a habilidade para enxergar a verdade... e a coragem para lidar com ela. Também nos protege nas viagens, e em empreitadas perigosas.

Fernando Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário