quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Toldot – A Eterna Luta entre o Bem e o Mal



A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

Toldot – A Eterna Luta entre o Bem e o Mal
Iaakov e Esav - O Bem e o Mal
Nessa porção, encontramos pela primeira vez, a síntese da batalha entre o bem e o mal. Iaakov representa as forças do bem, e Esav representa as forças do mal. Escanear Toldot permite que nos conectemos com as forças do bem.
Cada evento na Torá nos traz uma lição que podemos aprender e usar em nosso cotidiano. De Abraão, aprendemos como nos comportar com pessoas ao nosso redor e como fazer com que se sintam acolhidas e seguras (o preceito maior: a Hospitalidade). De Isaak, aprendemos como usar o discernimento e o julgamento como ferramenta para obter Luz. E de Iaakov, aprendemos o poder da verdade, conforme está escrito: “Dê a verdade a Iaakov e a misericórdia a Abraão”.
As Orações de Isaak
Está escrito: “E Isaak orou em frente à sua esposa”. Como sabemos, Rebeca não possuía útero e não poderia ter filhos, mas por intermédio das orações de Isaak, Iaakov e Esav (Jacó e Esaú) nasceram. No serviço matinal da Shabat, oramos: “Pelas bocas dos corretos, serás exaltado. Pelos lábios dos justos, serás abençoado. Pelas línguas dos pios, serás santificado. E entre os santos, serás louvado”. Em hebraico, as iniciais dessa frase formam: Isaak e Rebeca. Assim, podemos orar pelos outros, assim como Isaak orou por Rebeca.
Está escrito: “O Criador respondeu a ele, e sua esposa Rebeca ficou grávida”. Por que o Criador respondeu a ele, e não a ela?
Aqui o ensinamento é que não devemos orar apenas por nós mesmos, mas também pelas necessidades dos outros. De outra forma, o julgamento paira sobre nós e a satisfação de nossos desejos. Mas quando rezamos pelos outros, o Criador nos concede o que desejamos, mesmo que não mereçamos.
*

Essa porção também nos orienta em relação ao nosso Livre Arbítrio, no sentido que Iaakov e Esav eram gêmeos, tinham o mesmo pai e nasceram do mesmo ventre. Ainda assim, pelas próprias escolhas, tornaram-se pessoas muito diferentes.
Iluminar a Escuridão
A luta entre o bem e o mal não termina quando a batalha é vencida, mas continua em nossas atitudes. Assim como Abraão se separou de Lot para poder manifestar e merecer o fato de ser a carruagem para Chêssed, Iaakov, depois de fazer a paz com Labão, seu sogro, faz um tratado para que não se encontrem mais, e também, mesmo depois de se reconciliar com Esav, seu irmão, vai morar em outras terras; isso implica numa escolha feita para não conviver mais com valores negativos.
Há um entre os 72 Nomes Sagrados, que nos ajuda:
Mem, Beth, Hei - Adeus às Armas
Assim como a lâmpada afasta a escuridão de uma sala, os conflitos, desde pessoas brigando por opiniões diferentes até nações disputando a soberania, chegam a uma solução pacífica pela ação desse nome, que eleva nossa consciência para Biná, numa consciência quântica de unidade.
Qualquer mudança pessoal deve iniciar ao nível da consciência quântica, onde alteramos o destino desde a semente. Fazemos isso diminuindo os desejos do Ego e compartilhando a Luz.

https://www.facebook.com/Fernando.Martins.E.sp

Nenhum comentário:

Postar um comentário