sexta-feira, 22 de novembro de 2019

A Serpente do Firmamento - a Via Láctea




A Serpente do Firmamento - a Via Láctea
A Natureza Dupla do Desejo
Zohar – Chaieh Sarah - Sinopse
As estrelas da Via Láctea – aqui chamada de “serpente do firmamento” – realizam uma função especial na vida dos homens, auxiliando tanto aqueles que desejam ser purificados, quanto os que desejam corromper-se.
Rabi Yitzak e rabi Yosi discutem o homem cruel, Bilaam, o feiticeiro. De sua discussão aprendemos que a serpente primordial é a fonte de todos os encantamentos e da magia. É na feitiçaria que estão todas as sementes da corrupção. Aqueles que desejam lançar feitiços atraem para eles mesmos um mau espírito, assim como alguém querendo fazer o bem irá atrair a Luz.

Relevância desse trecho
As estrelas que brilham no céu são portais, através dos quais as influências espirituais entram nessa existência material. A estrutura da eletricidade ajuda a entender esse efeito: a corrente elétrica pode iluminar cidades inteiras. A mesma corrente, entretanto, serve também para causar destruição. A maneira pela qual empregamos a energia, determina sua qualidade positiva ou destrutiva, mas a natureza da energia não muda nunca. O homem recebeu livre arbítrio para escolher como atrair energia espiritual – via desejo de receber apenas para si, ou via desejo de receber para poder compartilhar. Essa passagem invoca as forças que acordam em nós a natureza dupla de nossos desejos, impelindo-nos a buscar purificação ao invés de corrupção.
71. Venha e contemple: no meio do firmamento há uma estrada brilhante. É a serpente do firmamento QUE OS ASTRÔNOMOS CHAMAM DE VIA LÁCTEA. Todas as estrelas pequenas estão ligadas a ela em grupos, “QUER DIZER, SÃO REUNIDAS E PERMANECEM COMO INCONTÁVEIS MONTANHAS. Estão encarregadas dos segredos ocultos dos habitantes do mundo.
75. Além disso, ficamos impuros ao lançar um encantamento. É preciso atrair sobre si esse lado do espírito impuro. À medida que o homem é despertado em baixo, ele atrai sobre si a que está acima. Se ele é despertado em baixo para o lado da santidade, ele atrai sobre si a santidade superior e é santificado. Se é despertado em baixo pelo lado da corrupção, ele atrai sobre si o espírito da corrupção e se torna profano. Sobre isso, dizem que quem quer ser corrompido, já está corrompido.
*
Os desejos sempre possuem natureza dupla, e isso nos possibilita usar nosso Livre Arbítrio (imagem e semelhança) para escolher nosso rumo.

Nosso desejo pode tornar-se uma bênção, ou uma maldição; ao final, depende de nós!

https://www.facebook.com/Fernando.Martins.E.sp

Nenhum comentário:

Postar um comentário