quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Esperança




Saudações,
Vi na televisão o comercial da campanha Criança Esperança onde utilizam a frase “a esperança é que nos move”.
Fiquei a refletir sobre o este termo. A esperança enquanto energia interna quando manifestada, nos torna capazes de superar obstáculos, estes, insuperáveis para aqueles que não cultivam este sentimento.
A esperança projeta futuro bom e possível, visto ser um sentimento que transmite serenidade e segurança ao dia de hoje e possibilita assim, darmos passos seguros, sem medo à frente. Belos futuros se constroem com a energia da esperança.
E não só benéfica no campo da subjetividade. Temos que a esperança afeta de forma positiva o sistema imunológico. No livro Hope in the Age of Anxiety, infelizmente ainda sem tradução para o português, o autor, psicólogo Henry Biller, trata da esperança a nível fisiológico e observa pautado em experiências realizadas, que pessoas esperançosas têm assegurado níveis de neurotransmissores, hormônios e outras substâncias associadas à saúde, de forma equilibrada. Inclusive, em momentos de adversidade, os esperançosos mantêm-se emocionalmente mais equilibrados.
Mas como cultivar a esperança, sentimento tão importante para o bem viver?
Neste caso temos que adentrar a dimensão espiritual da esperança, ligada a fé, do latim fides (fidelidade) que nos traz conforto e paciência, nos fazendo viver com genuína sensação de paz. Que nos estimula a agir e criar diretrizes acreditando em seus resultados positivos. Esperança e fé são bem próximos, sendo que esta fé, pode estar no espaço das coisas divinas ou não, pois através do auto-conhecimento, do exercício permanente do contato com nossa alma e com o que por ela vai podemos também cultivar a esperança.
Não é a toa que dizem ser ela a última que morre e assim deve ser, pois como também dizem, enquanto há vida há esperança, pois esta deve nos acompanhar até o último instante do viver e assim o é principalmente para os que acreditam em algo além deste viver terreno.
Só para registro e reflexão.
Fecha o pano
E aproveito para convidá-lo a participar de minha comunidade com vários tópicos para debates interessantes, além de mini cursos e consultas florais gratuitas e que fica em http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=107174822
E também para minha comunidade no facebook Grupo Plenitude onde estarei oferecendo vários cursos gratuitos bem como ebooks e mp3 para download dentre outros tópicos. O endereço é
E não deixem de visitar minha página sempre com novidades em
Paz e Luz
Fernando Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário