O Mistério de Rachel e Leah - Vaietsê
As Coisas não são Como Parecem’
“Iaakov amava Rachel, mas o Criador concedeu a Leah o mérito de casar com Iaakov primeiro. Mais tarde, Leah lhe deu filhos, enquanto Rachel não podia conceber. Lendo essa história, poderíamos perguntar: que tipo de Criador faria uma coisa dessas?
Mesmo na morte, Leah foi enterrada com Iaakov, enquanto Rachel (que morreu ao dar a luz a Benjamin), está enterrada sozinha na estrada para Belém. Mas... existe um motivo para tudo o que acontece. A forma como enxergamos as coisas nem sempre é o que elas realmente significam.
Rachel simboliza a forma como pensamos, enquanto Leah é a forma como deveríamos encarar a vida. Rachel representa Malchut, o mundo físico, enquanto Leah representa o mundo espiritual. O problema é que amamos Rachel, e desejamos que tudo que é bom ocorra para ela. Leah, entretanto, é a vida real, que nem ao menos nos damos conta que desejamos. Temos de aprender a viver a vida de Leah, que está ao nível de Biná, como se fosse a vida de Rachel, que é Malchut. Precisamos amar Leah, como se ela fosse Rachel... e amar o espiritual, como se ele fosse o físico.
Quando amarmos Leah como Rachel, então estaremos prontos para revelar a Luz do Criador nesse mundo.”
Vaietsê
Vaietsê significa ‘sair’. A mensagem para nós é que precisamos sair do egoísmo, do conforto, de nossa natureza reativa, e do desejo de receber para nós mesmos. Nesse momento iniciamos nossa jornada espiritual. Iaakov precisava ‘sair’ para iniciar seu caminho e tornar-se Israel, e ser a carruagem da sefirá Tifêret-Beleza, estabelecendo a Coluna Central.
Quando nos conectamos a essa porção, ganhamos o poder de sair de nossa natureza e mudar dramaticamente nossas vidas para criar um novo destino.”
(Trecho de “The Kabbalistic Bible” – editada por Rav Yehudá Berg)
*
Coluna Central - Tifêret - Iaakov: o Caminho do Meio -
Antes de mais nada, é preciso entender a Árvore da Vida. Abraham é a coluna da direita – a Misericórdia; Isaak é a coluna da esquerda – o Julgamento. São opostas e não se combinam naturalmente. Era necessária a criação da coluna do Meio – Equilíbrio, Livre Arbítrio, Restrição, pois é ela que escolhe entre as outras duas, e nos permite decidir onde queremos estar.
Apenas com o nascimento de Iaakov, isso se tornou possível. Seus atos, sua vida e seu merecimento permitiram que ele se tornasse a carruagem da coluna do meio e trouxesse finalmente ao mundo a ‘Imagem e Semelhança” ao Criador, o presente divino do ser humano: o Livre Arbítrio.
Por isso, as vidas de Iaakov, Rachel e Leah, não foram vidas comuns. O ponto alto dessa conquista foi o momento da luta com o anjo, quando merceu o nome Israel e estabeleceu a coluna do meio: Beleza e Equilíbrio.
Rav Berg nos dá o código para a palavra 'Israel':
"O termo Israel é um código para ‘alma humana’, refere-se à pessoa bem sucedida em restringir os desejos de seu corpo a favor dos anseios de sua alma."
Rav Berg.
quinta-feira, 2 de janeiro de 2025
O Mistério de Rachel e Leah - Vaietsê As Coisas não são Como Parecem’
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário