A Ponte Entre a Shabat e os Dias da Semana
Três Ofícios, Três Refeições
“Rabi Shimon disse, esse que completa as três refeições da Shabat, uma voz sai e anuncia sobre ele: “Então te deleitarás no Senhor” (Isaías 58:14), essa é uma refeição, [Cabalat Shabat] paralela ao “Antigo Sagrado” dentre todos os sagrados. “Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra” (Isaías 58:14) essa é a segunda refeição [Shacharit], paralela ao “Pomar das Maçãs Sagradas” “E te sustentarei com a herança do teu pai Iaacov (Isaías 58:14), essa é a completação [Minchá] que se completou no “Rosto Pequeno”.
(Chok Le Israel, trechos diários escolhidos do Zohar, porção Shemot)
*
As refeições, cada uma ligada a uma das orações, a um patriarca e a uma da colunas da Árvore da Vida, são feitas para trazer ao nosso corpo físico o trabalho espiritual.
Depois delas, no ritual da Havdalá, é como se fizéssemos uma ponte entre a Shabat e os seis dias seguintes, para que possamos usufruir a Paz e o Equilíbrio da Shabat durante a semana toda.
Em nosso mundo, o sagrado e o profano se misturam, e a separação que fazemos na Shabat é uma forma de experimentar nossa parte divina. Não podemos manter isso no cotidiano o tempo todo, mas podemos acionar “momentos iluminados” em nossa semana, que ajudarão a nos equilibrar. Essa é a ponte que construímos.
Que a paz da Shabat esteja em nossos dias da semana!
Possa 2025 ser um ano de paz e união entre todos nós!
Uma semana de boas mudanças a todos!
Shavua Tov!
segunda-feira, 20 de janeiro de 2025
A Ponte Entre a Shabat e os Dias da Semana
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário