segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

Zohar Vayishlach – “O tendão da veia”

Iaakov, a Luta com o Anjo e os 613 Preceitos
Iaakov, depois de separar-se de Labão, acampa ao lado de um rio, preparando-se para o reencontro com Esaú. Durante a noite, luta com o anjo de seu irmão, e ao amanhecer vence e recebe o nome de Israel; porém é tocado pelo adversário na coxa, e passa a mancar.
(Na imagem, o rio Jabbok, que ainda existe na Terra Santa.)
Zohar Vayishlach – “O tendão da veia”
Sinopse:
Rabi Chiya abre uma discussão sobre o significado do tendão da coxa de Iaakov, que identificamos como o nervo ciático. Se o nervo não houvesse falhado na noite em que Iaakov lutou com o anjo de Esaú, Iaakov teria prevalecido acima e abaixo sobre o poder de Esaú, tanto acima como abaixo. Rabi Shimon explica que como a energia da coxa de Iaakov foi quebrada, a força dos que sustentam a Torá foi diminuída. Como resultado disso, nenhum dos profetas, a não ser Moisés, foi capaz de manter suas faculdades intactas ao receber mensagens divinas. O lado escuro controla o nervo ciático em todas as criaturas.
Importância:
O nervo ciático afeta a parte baixa das costas e se estende ao longo da coxa, que apoia e sustenta o corpo. A coxa corresponde aos alunos e benfeitores de um estudioso, que auxiliam financeiramente aqueles que se dedicam ao estudo da Torá e à revelação da Luz espiritual. Quando o lado escuro procura atingir um indivíduo, muitas vezes ele ataca os elementos que o apoiam, pois não são tão fortes quanto o próprio estudioso. A Inclinação para o Mal ataca primeiro nossas vulnerabilidades e fraquezas.
Esses versos fortificam nossas defesas, além de despertarem uma grande Luz espiritual para apoiar os justos em sua tarefa de revelar a Luz da Torá ao mundo.
102 – O homem possui 248 partes em seu corpo, correspondendo aos 248 preceitos positivos na Torá, e aos 248 anjos, nomeados segundo seu Senhor,  com os quais a Shechiná se veste.
103 – Existem 365 tendões, correspondendo aos preceitos de proibição (e o tendão da veia é um deles). Correspondem também aos 365 dias do ano (juntamente com os 10 dias de penitência, sendo o 9 de Av um deles. Ele está ligado ao anjo Sam’ael, que é um dos 365 anjos. (O 9 de Av é um dos dias do ano, e o tendão da veia é um dos 365 tendões; ambos pertencem à mesma categoria). Assim, está escrito na Torá: “por isso os filhos de Israel não comem o tendão da veia”. A partícula “et” que aparece aqui, inclui o 9 de Av, quando é proibido comer e beber, (sendo da mesma categoria que o tendão da veia).
*
Depois de Iaakov vencer o anjo, Esaú perde seu desejo pela bênção, e ao invés de matá-lo no dia seguinte, ele o beija.
Um pouco adiante, na Torá, é dito, abruptamente, que Rebeca morrera. Iaakov não pôde estar ao seu lado, pois foi exatamente quando ele lutava com o anjo de Esaú.
Iaakov consolida sua posição como patriarca, tornando-se a carruagem da coluna Central da Árvore da Vida. Recebe o nome Israel, que estabelece a conexão com todas as 12 Tribos, pois contém as iniciais de todas as matriarcas e patriarcas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário