Abraçar a Escuridão
"A escuridão oculta a água da vida.
Não te apresses, vasculha o escuro.
Os viajantes noturnos estão plenos de luz."
~Rumi
Assim como a árvore só consegue elevar-se nos céus se aprofundar suas raízes para sustentá-la, não podemos ignorar a parte “escura” que todos temos. É lá que se encontra nossa “raiz”, e se quisermos resolver de fato os problemas profundos, o primeiro passo é admitir a existência deles.
O maior artifício de nossa sombra é nos convencer que não existe.
Rav Berg comenta um trecho do Zohar (parashá Tetzsvê - 86):
“Aprendemos que a única Luz é a que vem da escuridão. Não há serviço para o divino, a não ser o que vem da escuridão, e não há bem, a não ser que venha do mal. A perfeição completa é a união do bem e do mal, que depois se elevam juntos para o bem.”
Não é tarefa fácil admitir e explorar nossa parte “negativa”, pois se não tivermos a consciência correta, podemos nos deixar seduzir por ela. Para isso, temos as ferramentas da Cabalá, como as letras do mês, as bênçãos diárias, e as indicadas pelo rabino Berg: o Ana Becoach, os 72 Nomes Sagrados, e escanear o Zohar.
Retirar os véus que colocamos, nessa ou em até em outras vidas, revela a Luz que nós mesmos encobrimos. Existe um dos 72 Nomes Sagrados que nos ajuda:
Iud, Chet, Vav - Revelando o Lado Escuro
Com essa combinação de letras, podemos reconhecer as forças negativas dentro de nós. Os impulsos negativos deixam de ser um mistério ignorado ou evitado por nós. Com o poder desse nome, eles desaparecem.
*
Muitas vezes fugimos de nossa parte escura, evitando-a, como se não estivesse lá. O problema com essa atitude, é que se agirmos assim, jamais a iluminaremos. E ela continuará onde está, influenciando nosso comportamento. Ao final, a Má Inclinação continua agindo, oculta, e a Luz verdadeira da transformação do mal em bem, não é revelada.
O termo "Má Inclinação", "sombra" ou 'nossa parte escura" é algo que JÁ está dentro de nós, que convidamos ou permitimos entrar, nessa ou em outra vida, Não se refere ao mal que está fora, pois a esse podemos, conscientemente, NÂO abrir a porta. Está sempre relacionado a "receber apenas para si mesmo".
Ao final, a Má Inclinação continua agindo, oculta, e a Luz verdadeira da transformação do mal em bem, não é revelada.
Ao abraçá-la com a consciência de compartilhar a Luz, temos a chance de nos transformar, retirar os véus, e trazer mais Luz para nossa vida, e para toda a humanidade.
Conforme nos ensina o Zohar:
“A única Luz é aquela que brota da Escuridão”.
quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
Abraçar a Escuridão
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário