sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Mergulhar na Escuridão com a Consciência Correta

Mergulhar na Escuridão com a Consciência Correta
Disse o Eterno à Iaakov: “Eu descerei contigo ao Egito e te farei subir também.” (Vaigash 46:4)
Bíblia Cabalística – Iaakov “desce” para o Egito
Comenta Berg:
Deus aparece para Iaakov e lhe diz para não ter medo, pois estará seguro. Iaakov, então, “desce” ao Egito. Da mesma forma, quando cada um de nós desce ao nosso Egito pessoal, precisamos nos preparar escaneando o Zohar, o Ana Bekoach ou os 72 Nomes Sagrados. Devemos fazer isso sempre que enfrentamos uma situação difícil.
*
Aqui o termo “descer” é usado espiritualmente, para descrever um movimento em direção ao mundo do ego e da matéria. Não precisamos evitá-lo, e sim usar as ferramentas que temos, para fazer isso com a consciência correta e depois retornar a nosso equilíbrio, "subir" usando as ferramentas da Cabalá.
Aplicando esse conceito ao nosso interior, abraçar nossa escuridão interna é o primeiro passo para transformá-la.
Um dos 72 Nomes Sagrados nos ajuda:
Iud, Lamed, Iud – Recapturando as Centelhas – Cirurgia Cabalista
Meditando nessa combinação, as centelhas de Luz são retiradas das entidades destrutivas que residem em nosso ser. Sua força de vida é cortada, e somos preenchidos com energia divina. A vida fica mais brilhante à medida que as centelhas retornam à nossa alma.
Restaura a falta de energia ou elimina energias densas; pode ser usado para restabelecer a felicidade conjugal, trazendo a paz entre o homem e a mulher.
Esse Nome Sagrado ajuda a voltar ao estado embrionário de nós mesmos, e da Criação, recuperando a consciência Primordial antes da diferenciação das células e da fragmentação dos elementos celestes do Universo.
Por esse motivo, esse nome pode ser usado para realizar o que é chamado de “Cirurgia Cabalista”; trata-se de um processo profundo, que penetra a consciência mais alta de nossa alma e faz as alterações necessárias, a partir do nível indiferenciado e primordial. Nesse processo, podemos resolver vários problemas na raiz, sem passar pelo processo dolorido, que poderia demorar vários anos, e nesse tempo pode nos deixar frustrados e desanimados.
Podemos ainda recuperar as “perdas do passado”, seja de bens materiais, vivências emocionais ou espirituais. Com ele, é possível meditar em recuperar dinheiro ou chances perdidas em negócios, perda de amor num relacionamento passado, e até mesmo a “perda de tempo”, quando “acordamos” para a percepção de que investimos tempo num projeto ou pensamento enganoso.
Encontramos esse nome codificado nas últimas 3 palavras do salmo 23, ligado à prosperidade (tem 57 palavras, a mesma soma de Zan, que em hebraico significa sustento), e também nas 3 últimas do salmo 93, que nos conecta ao reino espiritual.
A soma das letras é 50, o que nos remete à Biná, a Mãe Divina (Paraíso) de onde provêm todas as bênçãos dos mundos superiores.
Como afirma o Zohar: "A única Luz é que brota da escuridão."


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário