sábado, 28 de dezembro de 2024

Combatendo o 'Anjo da Morte' - a Mezuzá

Combatendo o 'Anjo da Morte' - a Mezuzá
O termo 'Anjo da Morte' é um nome-código para os cabalistas, que se refere não apenas à morte do corpo e às doenças, mas também à 'morte' dos relacionamentos, dos empreendimentos financeiros, e de qualquer outro projeto ou atividade que seja paralisado pela inércia, pela falta de ação.
Acreditar na morte tornou-se um hábito para o ser humano, infelizmente reforçando a ideia do término das coisas físicas, até que nossa própria mente reforce e acelere esse processo, transferindo-o até para o espiritual.
.
É importante lembrar que nossa alma é imortal, e que nosso trabalho no mundo físico é a Autotransformação que viemos fazer  em nossa parte espiritual. Uma vez realizada, não precisa ser repetida em outras vidas.
Moisés fez uma tentativa, no monte Sinai, de terminar de forma permanente com o 'Anjo da Morte', trazendo a imortalidade, que viria a nós através das duas tábuas de safira, recebidas do Criador. Porém, como sabemos, a transgressão do 'Bezerro de Ouro' mostrou que não estávamos prontos para a imortalidade.
Por isso, reforçada por nossa própria crença, a presença do 'Anjo da Morte, a inércia,' ainda está entre nós, e precisamos combatê-la para vivermos plenamente.
*
A Mezuzá
Para trazer o mistério da proteção do Divino à porta, de nossas casas, costumamos usar um pergaminho protegido por um pequena caixa..
No Zohar, em Vaetchenan, temos um capítulo dedicado à mezuzá e abaixo está um dos parágrafos:
72 – É um mandamento que o homem fixe uma mezuzá em sua porta, para que todos fiquem sob a guarda do Santo Bendito Seja, ao deixar a casa e ao entrar (na casa). Esse é o segredo de “O Sagrado preservará sua saída e sua entrada daqui em diante, e para sempre” (Salmos 121:8). Pois o segredo da mezuzá sempre irá pairar sobre a porta, que será a entrada para o “Portal do Eterno” (Salmos 118:20). Esse grau é chamado guardião, por isso seremos guardados.
Existe também um dos 72 Nomes Sagrados que nos ajuda:
Nun, Iud, Tav - a 'Morte' da Morte
Meditando nesse Nome Sagrado, injetamos toda a convicção e certeza sobre a dispensa total do 'Anjo da Morte', poderemos eliminá-lo de nossas vidas. Isso reforça a continuidade de todos os processos que iniciamos, e também traz a ressurreição dos Mortos, o despertar da consciência de que temos um trabalho espiritual para realizar por nossa alma imortal e eterna.
Gematria: A soma dessas 3 letras tem o mesmo valor da palavra hebraica 'Mezuzot', 460. O Zohar nos ensina que é o mesmo valor de duas outras palavras: 'Zaz Mavet', cujo significado é 'afastar a morte'. (é a proteção que colocamos nos umbrais de nossas casas, contendo no interior um pergaminho com o texto sagrada para nos proteger e evitar a entrada dessa energia). Sempre fica aparente a letra 'Shin', do nome divino Shin, Dalet Iud (Sha'dai), correspondente à sefirá de Iessod.


Nenhum comentário:

Postar um comentário