quinta-feira, 11 de julho de 2024

Os 231 Portões da Cabalá – A Reta de Câncer (Tamuz)

Os 231 Portões da Cabalá – A Reta de Câncer (Tamuz)
“Vinte duas letras Fundação:
Ele as colocou em um círculo
Como um muro com 231 Portões.
O círculo oscila para a frente e para trás.”
...............................(Sêfer Ietsirá – O Livro da Formação 2:4)
O número 231 representa o número de modos que duas letras diferentes do alfabeto hebraico podem se conectar. Esse também é o número de palavras de duas letras que podem ser formadas, sempre que a mesma letra não se repita e a ordem não seja considerada. (dessa forma, cada uma das 22 letras se liga à todas as outras)
A representação gráfica forma algo muito parecido com uma mandala; ao meditar nessa imagem nos colocamos ao centro e imaginamos as letras ao nosso redor, e as linhas, como num circo, sobre nossas cabeças.
 Tamuz - Três meses em Um
A reta aqui destacada une as duas letras correspondentes a Tamuz, o mês da constelação de Câncer (Chet), regido pela Lua  (Tav).
A palavra Tamuz é formada por Tam (que significa ‘completo’) mais as letras Vav e Záin. Vav é a letra do mês de Touro (Yiar, o segundo mês do Zodíaco) e Záin é
a letra do mês de Gêmeos (Sivan, o terceiro mês do Zodíaco).
A própria letra Chet é formada por um Vav e um Záin, e isso significa que, para superarmos a ‘casca’ externa e dura de rigidez que protege o caranguejo, podemos usar os aspectos positivos dos dois meses anteriores: tanto a capacidade de Touro para superar julgamentos, quando a habilidade de Gêmeos para harmonizar a dualidade, unindo os mundos físico e espiritual.
A soma dessas 3 letras (Vav-6, Záin-7 e Chet-8) é 21, a mesma do Nome Divino de Keter-Coroa (Alef, Hei, Iud, Hei), a sefirá mais elevada, que está em contato com o Mundo Infinito. Isso significa que ao superar os desafios de Tamuz, teremos um canal aberto para trazer o divino no físico, através do elemento Água, que desce a Árvore da Vida trazendo cura e equilíbrio, unidade e amor.
Na segunda metade de Tamuz , inicia-se o período das 3 Semanas Estreitas, quando devemos ser especialmente proativos e usar as ferramentas que a Cabalá nos oferece, pois é exatamente nos períodos mais estreitos que temos a chance de revelar mais Luz.
Podemos meditar nessa imagem, como nos 231 Portões. Essa meditação, aliada à respiração, nos relaxa, equilibra e permite que nos sintonizemos com a energia cósmica disponível durante o mês, representada pela reta que une as duas letras.
As ferramentas espirituais oferecidas pelos cabalistas sempre nos ajudam a fazer o que já sabemos ser o certo, mas temos dificuldade em realizar. Despertam a memória genética da alma em nosso interior, sem passar pelo racional ou emocional. 

Pode ser uma imagem de texto

Nenhum comentário:

Postar um comentário